domingo, 27 de maio de 2012

Para que a igreja?

A pergunta pode escandalizar muita gente, mas mesmo assim, deve ser feita. Como a população do país é predominantemente cristã, refletir sobre ela é de suma importância.  A igreja cristã tem cumprido fielmente o seu papel na sociedade? Ela tem divulgado a mensagem de Jesus Cristo e seus dedicados apóstolos?
Aparentemente o sucesso é fenomenal, pois a cada dia surgem novas igrejas, cada uma delas afirma categoricamente que Deus as criou com o propósito divino de restaurar a verdade diante dos homens. Será mesmo que precisamos de mais igrejas? Já não bastam as inúmeras existentes? É difícil reconhecer que a igreja criada pelos discípulos de Jesus era bem diferente daquela que conhecemos atualmente. Na verdadeira igreja de Deus havia união, todos perseveravam unanimes em oração, os pobres eram atendidos, a humildade e o desapego aos bens materiais eram visíveis entre eles. Repartiam tudo juntos, cumprindo a palavra do mestre que “é melhor dar do que receber”.
Dê uma olhada nas igrejas atuais e verá que o luxo e o egoísmo estão bem mais presente do que você imagina. Líderes religiosos sentam-se em cadeiras de ouro, suas roupas são feitas de tecidos luxuosos, alguns deles moram em verdadeiros palácios, tudo conseguido com a doação dos fiéis. Outros, para aparentar humildade, vestem-se de forma modesta diante das pessoas, mas longe dos holofotes amam o luxo e a extravagância. O verbo doar é totalmente desconhecido para muitos deles.
Os Evangelhos revelam claramente que Jesus Cristo mudou para sempre a forma como compreendemos a Deus. Ele deixou boquiabertos os líderes religiosos do seu tempo. A sua mensagem era totalmente diferente daquela que ensinam para o povo. A fé religiosa, quando mal entendida é o maior instrumento de dominação e exploração que o mundo já conheceu. Quem comanda a religião tem um poder extraordinário nas mãos. Ao longo da história humana milhares de pessoas mataram impiedosamente achando que estavam fazendo a vontade de Deus. Como é que perseguir inocentes, explorar financeiramente os pobres, rejeitar seres humanos por causa da cor da sua pele ou mesmo achar que certas raças são superiores do que as outras pode ser a vontade de Jesus Cristo? Não foi por combater tudo isso que Ele foi mal compreendido e rejeitado?
Vivemos na época da proliferação dos autointitulados profetas, apóstolos, gurus, adivinhos e feiticeiros. Cada um deles afirmando que possuem poderes sobrenaturais, outros afirmam que tem revelações do próprio Deus. As pessoas carentes emocionalmente ou materialmente são iludidas com muita facilidade. Não precisamos de novas mensagens, pois a mensagem de Jesus Cristo é tudo o que precisamos saber. O seu exemplo de vida, as suas palavras, os seus milagres extraordinários, o seu trato com o povo sofredor é a verdadeira revelação da divindade.
As maravilhas da tecnologia, as novas descobertas da ciência são de inestimável valor, mas na hora da angustia, do desespero, do vazio existencial de nada adiantam. A crença num Deus criador misericordioso que se revelou aos pobres mortais através de seu filho Jesus Cristo é a boa notícia que a igreja precisa divulgar com mais empenho e ousadia.
Quando a doutrina, os dogmas, as regras e a liturgia estão acima das pessoas temos um sério problema. A igreja foi criada para restaurar nas pessoas a imagem de Deus. Todos são iguais perante o Criador, não há distinção de raça, língua ou qualquer outra coisa. Jesus Cristo ensinou que devemos amar a todos sem olhar a quem. Jamais saiu da sua boca nenhuma palavra que obrigasse alguém a segui-lo, nunca usou ameaças ou chantagem emocional para conseguir nada, sempre convidou as pessoas a aceitá-lo.
O mundo não precisa de mais igrejas, novas doutrinas, novos profetas, novas faculdades de Teologia, não precisa de mais religiosos, o que o mundo precisa desesperadamente é de Jesus Cristo. Somente quando Ele reinar soberano nos corações dos homens é que encontraremos a verdadeira paz.
A igreja cristã tem os recursos necessários para melhorar o mundo, mas talvez inconscientemente ela esteja mais preocupada em aumentar a sua estrutura do que levar conforto e esperança aos sofredores. Em vez de ficar perdendo tempo disputando se é a igreja Católica ou a igreja Protestante que está certa, por que não deixar as diferenças de lado e unir esforços para amenizar o sofrimento de milhões de pessoas carentes de alimento e de amor?
O cantor Luiz Claudio na sua música A Igreja disse que tipo de igreja agrada a Deus.  O trecho da letra diz:
Eu quero uma igreja que sare o ferido
Que rompa as correntes liberte ao cativo
Que aclare a mente que está confundida e que fale a verdade.
Eu quero uma igreja que com seu olhar
Mostre esperança a alma angustiada
Eu quero uma igreja que sare a ferida dessa humanidade.
Eu quero um rebanho em que minhas ovelhas
Se sintam seguras e cheias de paz
Onde a palavra seja o alimento ali quero morar.”
 
O Senhor Jesus Cristo afirmou: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. Querida igreja de Deus, ame mais e assim estarás cumprindo fielmente a sua nobre missão.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Teste das três peneiras


É fácil perceber que a maioria das pessoas tem certo prazer em falar sobre a vida dos outros. As pessoas adoram falar uma das outras em todos os lugares, o tempo todo. Fala-se muito do outro e pouco de si mesmo. A maioria das conversas acaba envolvendo o nome de alguém; é fulano que se separou da esposa, é a mulher que tem um mau gosto para se vestir, é a jovem que gosta de se exibir, é o vizinho antipático ou mesmo o colega de trabalho inconveniente. As desculpas são as mais diversas, o fato é que falando bem ou falando mal sempre estamos reparando na vida do outro. A vida alheia anima as reuniões sociais. No jogo de futebol com os amigos, no salão de cabeleireiro, no churrasco com a família, nos bares, nas festas, nas igrejas, enfim em qualquer reunião social podemos constatar essa afirmação.  
Muitas vezes a história vai sendo divulgada sem que ninguém tenha a preocupação de verificar a sua origem, se os fatos aconteceram realmente como se afirma. Para alguns o mais importante é ser um agente divulgador mesmo que não se tenha certeza dos fatos, a verdade é de pouca importância, às vezes ela é até esquecida outras vezes é totalmente ignorada.
Será que usamos de algum critério antes de divulgar uma notícia sobre alguém? Somos apenas ouvintes ou propagadores de informações que nos foram passadas? A diferença entre o simples comentário sobre uma pessoa e a crítica sobre ela é tênue, por isso é preciso ter um cuidado redobrado. Antes de ouvir algo sobre alguém passe primeiro pelo crivo das três peneiras.
Certa vez, Augustus procurou o filósofo Sócrates e disse-lhe:
- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de...
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira, Augustus, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE. O que vai me contar gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE.
Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não, Sócrates... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates, sorrindo, concluiu:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!
Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras. Muitas coisas inúteis que são ditas sobre alguém simplesmente deixarão de ser divulgadas, pois sem ter mais quem as divulgue entrarão em descrédito.
É praticamente impossível deixar de comentar algo sobre uma pessoa, então, passemos a comentar apenas coisas que as ajudarão a se tornar pessoas melhores. Que os outros ajam da mesma maneira em relação a nós.

domingo, 13 de maio de 2012

Mamãe


                                                                          
Como expressar em palavras
Um amor além da compreensão?
De todos os meios possíveis
Só nos resta a exaltação

Palavra que logo aprendemos
Certeza de carinho e proteção
Ouvidos sempre atentos
Olhar cheio de compaixão

Quem dúvida de tal amor
Que se doa a cada dia
Não espera nada em troca
Tudo faz com alegria

O perdão sempre no olhar
Um sorriso que contagia
A voz meiga e suave
Por precaução sempre vigia

                                                                                                  Um amor só comparável
Àquele que tudo criou
Que por amor dos seus filhos
O próprio filho enviou

Tão grande é teu valor
Que o mandamento expressa
Honrar pai e mãe
É o primeiro com promessa

Luta com todo mundo
Para defender um filho
Por amor chega a errar
Nem isso lhe tira o brilho

Como pode um filho
Abandonar quem o criou
Será que terá vida plena
Quem sua mãe desprezou?


 Sofredora como tantas outras
Preocupação é a sua sina
Mesmo com filho adulto
                                                                                                    Ainda mantém a rotina

Tenha a certeza mamãe
Tu és muito querida
A data que festejamos
Jamais será esquecida 

sábado, 5 de maio de 2012

Quanto vale de um amigo?


Há coisas muito valiosas que às vezes não se dá o devido valor, a amizade é uma delas, sendo uma necessidade básica do ser humano. O isolamento social não é saudável e muitas vezes pode ser sinal de que uma pessoa está com problemas e precisa urgentemente de ajuda. Algumas pessoas tem mais dificuldade de se relacionar por causa da timidez, outras, são tão perfeitas aos seus próprios olhos que isso torna difícil para alguém manter laços de amizade com elas, mas mesmo assim, pessoas com a chamada “personalidade forte” têm amigos. Isso revela que a amizade é tão poderosa que supera os mais diversos obstáculos. Ter amigos e ser um amigo é maravilhoso em todos os sentidos.
Qual o real valor de um verdadeiro amigo? Ser amigo de alguém é muito mais do que jogar partidas de futebol juntos e bebericar ou mesmo frequentar as mesmas festas. Pense por um instante e escolha o perfil ideal de um verdadeiro amigo na sua concepção:
·         Amigo é aquele que sempre lhe empresta dinheiro.
·         Amigo é aquele que frequenta o mesmo bar.
·         Amigo é aquele que sempre está presente no churrasco nos finais de semana.
·         Amigo é aquele que sempre faz piada de tudo, inclusive de você.
·         Amigo é aquele que pega emprestado e não paga.
·         Amigo é aquele que fala mal de alguém pelas costas.
·         Amigo é aquele que oferece uma carona quando está de bom humor.
·         Amigo é aquele que sempre está certo e os outros errados.
·         Amigo é aquele valentão que quer resolver tudo mediante ameaças.
·         Amigo é aquele que quer inseri-lo na criminalidade.
·         Amigo é aquele que sempre incentiva o outro a ser infiel.
·         Amigo é aquele que te defende e se for preciso até mente para defendê-lo.
·         Amigo é aquele que fala muito e ouve pouco.
·         Amigo é aquele que sempre quer tirar vantagem de tudo.
·         Amigo é aquele que se compadece com a dor das outras pessoas.
·         Amigo é aquele que incentiva, apoia e acredita no sucesso das pessoas.
·         Amigo é aquele que sempre ajuda sem esperar nada em troca.
Como precisamos de amigos, pessoas que estejam sempre dispostas a estar ao nosso lado nos momentos de alegria e principalmente de tristezas. A ilustração abaixo é oportuna e talvez o ajude a entender o real valor de um amigo.
Na guerra...
- Meu amigo ainda não regressou do campo de batalha, senhor. Solicito permissão para ir buscá-lo, pediu um soldado ao seu superior.
- Permissão negada, soldado, respondeu o oficial, não quero que você arrisque a sua vida por um homem que provavelmente já está morto.
 O soldado, desconsiderando a proibição, saiu e, uma hora mais tarde, voltou transportando o cadáver de seu amigo.
O oficial ficou furioso:
- Eu te disse que ele já estava morto! Agora, por causa da sua indisciplina, você ficará preso e enfrentará a corte marcial. Valeu a pena, soldado, só pra resgatar um cadáver?
 E o soldado respondeu:
- Senhor, quando encontrei o meu amigo ele ainda estava vivo e pode me dizer: "Eu sabia que você viria!”.
Quem tem um amigo, verdadeiramente amigo, pode contar com ele no momento da angústia. Numa sociedade em que o individualismo é tão acentuado como o nosso essa afirmação soa como som agradável para os nos nossos ouvidos.