domingo, 22 de julho de 2012

O cavaleiro das trevas surge


O tão aguardado dia finalmente tinha chegado. Após uma longa espera os milhões de fãs enfim poderiam conferir a estreia do tão esperado último capítulo da trilogia dos filmes do Batman. A propaganda do filme foi intensa e criou muita expectativa. Centenas de pessoas foram aos cinemas com fantasias dos personagens da série para assistir ao final da saga cinematográfica. Muitas famílias saíram das suas casas com o único intuito de se divertir. O sentimento era de ansiedade enquanto famílias dirigiam os seus veículos até um shopping em Aurora, na região de Denver, no estado americano do Colorado para assistir ao filme. Ninguém jamais poderia imaginar que aquela noite seria marcada por uma terrível tragédia.
A fila para comprar os ingressos estava grande, por isso, a expectativa aumentava a cada minuto. Havia fila até para comprar pipoca e refrigerante. Quando a porta foi liberada para entrar na sala de cinema a correria foi geral. As poltronas foram ocupadas com rapidez, cada um escolhia o melhor lugar para se sentar. Alguns preferiam sentar bem perto da tela, outros, um pouco mais distante. Quando as luzes apagaram a euforia tomou conta de todos. Os mais exaltados começaram a gritar. A sessão começou e tudo corria bem até aos 30 minutos de filme quando um homem suspeito identificado pelo FBI como James Holmes entrou na sala usando uma máscara pela porta direita que ficava perto da primeira fila. Uma testemunha disse à rede de TV americana CNN que "o atirador subiu calmamente as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente". Outra testemunha afirmou que escutou entre dez e vinte disparos de armas de fogo e uma explosão, enquanto vários presentes citaram uma bomba, que provocou fumaça dentro da sala.
Pelo menos 12 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. Após os disparos, o alarme de incêndio disparou e o público correu para sair do local, o que pode ter deixado mais pessoas feridas. Policiais ajudaram a transportar vítimas para hospitais em seus próprios carros, sem esperar por ambulância. Alguns dos feridos estão em estado grave. É provável que o número de mortos aumente.
Quem acessa a internet diariamente foi surpreendido pela trágica noticia. Os telejornais deram destaque com flashes ao vivo.
O que foi visto no cinema do shopping em Aurora foi o surgimento do verdadeiro cavaleiro das trevas. O que levou um homem de 24 anos a praticar tamanha barbaridade? O que justificaria tal monstruosidade? Ao ser preso por policiais logo após o massacre o atirador disse que “era o Coringa”. O comissário da policia Ray Kelly informou que James Holmes pintou o cabelo para parecer com o Coringa, vilão do segundo filme da trilogia. Somente uma mente perturbada poderia transformar uma simples obra cinematográfica numa sangrenta realidade. Diferentemente de outros atiradores que se mataram após cometer os seus crimes, o assassino do cinema no shopping usava colete a prova de balas, isso mostra claramente que o seu objetivo não era morrer, mas matar impiedosamente.    
   O que aconteceu nos Estados Unidos poderia acontecer em qualquer lugar. Ninguém está a salvo. É praticamente impossível acabar com crimes tão chocantes, pois o louco assassino pode aparecer nos lugares mais improváveis como uma tranquila sala de cinema.
Que todos nós possamos clamar a Deus em oração, pedindo a Ele que dê forças aos familiares das vítimas fatais para superar tamanho sofrimento.  A nossa mais sincera solidariedade a todo o povo americano.

domingo, 15 de julho de 2012

Amigo virtual


Aparentemente nunca foi tão fácil fazer novas amizades. Com a popularização cada vez maior da internet, milhares de pessoas passaram a utilizar as redes sociais como principal meio de conhecer novas pessoas e estreitar laços de amizade. É comum encontrar usuários das redes sociais com listas contendo centenas de nomes adicionados como amigos e é bem provável que a imensa maioria desses nomes seja apenas um mero número, poucos são verdadeiramente amigos. É maravilhoso poder conversar em tempo real com pessoas de todo o mundo apenas dando alguns cliques no teclado do computador ou do celular, mas parece que falta algo.
Quem diria que o mundo mudaria tão rápido? Na década de 80 ninguém imaginaria tal coisa. Naquela época, para poder vencer a barreira da distância a opção era enviar uma carta pelo Correio e ficar na expectativa de receber a visita do carteiro. Entre o envio da correspondência e a chegada da resposta havia um período de tempo que parecia ser interminável. Os vizinhos não ficavam conversando através do MSN ou do Facebook, pois o bate papo era na frente da casa de um deles. Ninguém ficava isolado dentro de casa, a juventude amava jogar conversa fora por horas seguidas e não faltava assunto. As crianças não ficavam trocando mensagens pelo computador dentro da mesma casa como acontece atualmente.
Realmente, os tempos são outros. Nas amizades virtuais há pouca confiança, assuntos pessoais são evitados e o que mais se fala são sobre coisas superficiais. Ninguém quer escancarar as suas particularidades diante de tanta gente estranha. Infelizmente, a cultura em que muitos de nós vivemos tem favorecido o surgimento de relacionamentos cada vez mais superficiais que não podem sobreviver ao teste do tempo, às dificuldades e aos obstáculos. Os amigos virtuais considerados indesejáveis podem ser excluídos com muita facilidade. Os problemas de relacionamento são resolvidos clicando numa simples tecla. Na vida real as coisas não são bem assim.
A internet é um meio eficaz para aflorar o talento de alguns para serem atores. É praticamente impossível saber de fato o que é real e o que é pura invenção, pois as pessoas podem aparentar ser alguém totalmente diferente do que é de verdade. O papel é tão bem representado que os mais inocentes são iludidos facilmente por esses falsos artistas. As reais intenções são ocultas sendo mostradas apenas as características pessoais mais atraentes mesmo que elas sejam inventadas. O perigo é real principalmente para crianças e adolescentes.   
 O que está cada vez mais raro é o contato humano e é justamente isso que faz tanta falta na atualidade. Os nossos relacionamentos precisam urgentemente ser mais real e menos virtual. No mundo real, para resolver os nossos problemas não podemos simplesmente apertar a tecla delete. Pessoalmente é mais difícil dizer e ouvir certas coisas. A capacidade de perdoar é fundamental para manter relacionamentos duradouros.         
Se tiver a possibilidade prefira o contato pessoal ao virtual. O calor humano ainda é indispensável. Mas se a distância é um obstáculo intransponível então a melhor opção é usar a tecnologia a seu favor. Até algo bom como a internet pode ser usada para fins reprováveis. Tenha muitos amigos, mas muito cuidado para não se relacionar com lobos vestidos com pele de ovelhas. Esses lobos disfarçados estão por toda parte, quer seja no mundo real ou no virtual.

sábado, 7 de julho de 2012

Basta de tanta roubalheira


A palavra que parece definir com precisão a deplorável situação atual em que vivemos é: roubalheira. Estamos imersos num lamaçal de corrupção sem precedentes. O povo tem a nítida impressão de estar sendo ludibriado constantemente. A fé nas autoridades constituídas está dando lugar à descrença. Muitas pessoas que têm por obrigação legal cuidar dos interesses coletivos estão mais preocupadas com os seus próprios interesses egoístas. Diante disso, a quem o povo irá recorrer em busca de ajuda?  
As pessoas simples sem muito conhecimento dos seus direitos constitucionais são facilmente manipuladas por aproveitadores que prometem muito e faz muito pouco. Os impostos que pagamos com tanto sacrifício deveriam ser gastos obedecendo rigorosamente o que a lei determina, mas o que vemos são verdadeiras fortunas sendo desviadas dos cofres públicos e indo parar no bolso de criminosos.
Um grito de protesto precisa ecoar pelos quatro cantos do país. As pessoas de bem precisam unir as vozes num gigantesco coro e dizer com todas as forças: “Chega! Não aguentamos mais ser roubados tão descaradamente”!
É realmente desanimador assistir os telejornais diariamente noticiar que a corrupção é cada vez mais onipresente, uma verdadeira peste que se espalha como uma doença altamente contagiosa. Infelizmente, as denuncias de corrupção se tornou tão rotineira que há o risco de nos acostumarmos a tal ponto que podemos considerá-las como algo normal, pior ainda é achar que as coisas são assim mesmo, que não há o que fazer. A corrupção nunca é normal, muito pelo contrário, é um câncer que está comendo diariamente uma enorme quantidade de recursos que poderiam amenizar muito o sofrimento do nosso povo.  
Apesar de a corrupção estar tão generalizada, ainda temos alguns benefícios sociais. Pense por um momento, se todo o dinheiro público que é desviado fosse investido em mais saúde, geração de empregos, educação e projetos sociais o que não poderia ser feito?  
Alguma coisa precisa ser feita urgentemente. A hora é de agir com ousadia e rapidez. Será que esse é o país que queremos deixar para os nossos filhos no futuro? Até quando vamos conseguir arcar com uma carga tributária tão onerosa só para vê-la sumir num mar de corrupção? Na verdade não somos contra pagar impostos o que queremos é que eles sejam usados corretamente.
O lugar de corrupto é na cadeia, além disso, ele deveria devolver aos cofres públicos todo o dinheiro que roubou bem como os bens que adquiriu ilegalmente. Nem sempre isso acontece, pois quem tem o poder financeiro não fica muito tempo na cadeia.
Apesar de alguns avanços como a Lei da Ficha Limpa ainda há muito que fazer para combater as mazelas da sociedade.
Há alguns dias foi noticiado que o programa o Povo na TV do canal SBT/ MS está propondo um novo projeto de lei de iniciativa popular que transforma corrupção em crime hediondo. O juiz federal Odilon de Oliveira será o redator do projeto de lei de combate à corrupção. O projeto propõe a criação de uma tabela progressiva de penas, ou seja, quanto mais verba pública o administrador desviar maior será a punição. A sensação de impunidade precisa acabar o mais rápido possível.       
Um ditado popular diz que: “uma andorinha só não faz verão”, mas milhões de andorinhas juntas faz um barulho e tanto. Se você está procurando uma causa justa pela qual lutar apoie a iniciativa do programa o Povo na TV. Se quisermos ver essa lei aprovada precisamos de uma grande mobilização nacional. A luta para vencer o terrível mal da corrupção é árdua e pode demorar algum tempo, mas juntos alcançaremos a vitória. Avante!

domingo, 1 de julho de 2012

Apenas teoria


Quantas pessoas sonham em mudar de vida e até criam planos cuidadosamente elaborados. Os melhores planos quando não são realizados tornam-se apenas simples teoria. É bem mais fácil elaborar planos do que realizá-los. Até mesmo as melhores ideias se não forem colocadas em prática tem pouco valor. Veja os seguintes exemplos:
      Alguém planeja ter sucesso na sua carreira profissional;
      Um rapaz apaixonado quer fazer uma declaração de amor para a sua amada;
      Um marido faz planos para salvar o seu casamento da inevitável separação;
      Um pai deseja passar mais tempo com os seus filhos;
      Uma professora planeja tornar as suas aulas mais dinâmicas;
      Uma empresa conclui que pode oferecer mais benefícios para os seus empregados;
      Um jovem quer se envolver em algum projeto social;
      Uma filha pode sentir vontade de visitar os pais que não vê há muito tempo.
Todos os planos acima são ótimos em si mesmos, o problema é que apenas desejar não basta para transformá-los em realidade. Às vezes o espírito de desânimo e a sensação de fracasso é o resultado inevitável de muito pensar e pouco fazer.
Ninguém está dizendo que a aventura será sempre fácil e nem de que o resultado virá imediatamente. A vida é assim mesmo, uma sucessão de novos desafios a serem vencidos. A vontade não é eterna, por isso, enquanto a tivermos não podemos desperdiçá-la. A vontade precisa ser forte o suficiente para nos levar a ação. 
Havia um grupo de amigos que se consideravam pescadores. E, naturalmente, havia muito peixe nas águas ao redor. De fato, toda a área estava circundada de lagos, rios e água com muito peixe. E os peixes estavam famintos.
Semana após semana, reuniam-se em encontros e discursavam sobre seu chamado a pescar, sobre a abundância de peixes e as melhores técnicas que poderiam utilizar para pescá-los...
Eles amavam slogans como: “Pescar é a tarefa de todo pescador”. Eles patrocinavam encontros especiais chamados congresso de pescadores para discutir a pesca, promover e ouvir sobre novas técnicas de pesca como: equipamentos de pesca, linha mais resistentes e até novas iscas que foram descobertas... O apelo era que todos fossem pescadores e que cada pescador pescasse peixes. Uma coisa, porém eles não faziam, eles não pescavam.
Será que seremos como estes pescadores que conheciam tudo sobre a arte da pesca, mas não faziam o mais importante? Não basta apenas admirar a beleza do rio e as possibilidades de sucesso, é preciso pescar. Quem tiver coragem de lançar o anzol ficará surpreso com o que pescará, mesmo que demore. Pode ser que você volte exausto para casa após mais um dia de muito trabalho com um cesto cheio de peixes, se isso acontecer, muita gente vai dizer que você é uma pessoa de sorte, um felizardo. Agora se o cesto voltar vazio tenha certeza de que alguns irão zombar de você e ainda o chamarão de fracassado. Para muita gente é mais cômodo ficar só observando de longe para ver o que vai acontecer. Difícil mesmo é colocar os pés nas águas para lançar a isca. Não seja daqueles que só observam a vida passar sem coragem de agir. Faça parte do grupo que une teoria com a prática!