terça-feira, 30 de março de 2010

Tipos de planejamento

São três os tipos de planejamento: planejamento estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.
No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Já os planejamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. São elaborados pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.
O diferencial entre os três tipos de planejamento é:
Planejamento elaborado por:
· Estratégico- níveis hierárquicos mais altos da organização.
· Tático- níveis organizacionais intermediários.
· Operacional- níveis inferiores da organização.
Relaciona-se com:
Estratégico- objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.
Tático- A utilização dos recursos disponíveis com projeção a médio prazo.
Operacional- Atividades rotineiras da empresa. Desenvolvidos para períodos de curto prazo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Bloqueio de percepção

Bloqueio de percepção pode ser definido como: Obstáculos que nos impedem de perceber claramente o problema ou a informação necessária para resolvê-lo. Inabilidade para ver o problema sob diversos pontos de vista, ou seja, a compreensão de determinado problema é limitado pela visão estreita daquele que o observa. Quando se atenta apenas para um ponto de vista, o problema pode tornar-se maior do que realmente ele é dificultando a sua solução. Além disso, há o fato de que alguns obstáculos podem “embaçar a visão” das pessoas, tais como:
§ Estereótipos: ignorar que um objeto pode ter outras aplicações além de sua função usual. Gutenberg adaptou a prensa de uvas para imprimir livros; Santos Dumont usou a corda de piano para substituir as pesadas e grossas cordas usadas nos balões.
§ Fronteiras imaginárias: projetamos fronteiras no problema ou na solução que não existem na realidade.
§ Sobrecarga de informação: excesso de informações e de detalhes que restringem a solução que pode ser considerada.
A origem desse bloqueio está relacionada com o próprio significado da palavra percepção. O dicionário Aurélio a define como: Ato, efeito ou faculdade de perceber. Ao longo da nossa jornada existencial, vamos moldando a nossa própria visão de mundo e das coisas que nos cercam. Nem sempre conseguimos perceber a realidade como ela é de fato, temos a nossa própria maneira de enxergar. Essa nossa maneira particular de ver as coisas é uma grande barreira, nos limitando a pensar e agir da mesma maneira ao longo dos anos. É como se tivéssemos uma parede a nossa frente, nos impedindo de passar. Os tijolos desta parede são feitos de nossos medos, frustrações, ansiedades e imposições da sociedade, família, colegas e superiores.
Alguns bloqueios são criados por nós mesmos: temores, percepções, preconceitos, experiências, emoções, etc. Outros são criados pelo ambiente: tradição, valores, regras, falta de apoio, conformismo, entre outros. Entender a origem do bloqueio de percepção já é um grande começo na busca por aprimorar a nossa percepção das coisas.

sábado, 27 de março de 2010

Palestras em São Paulo

No dia 22-03-10 viajei para a cidade de Presidente Prudente-SP. Fui convidado a ministrar algumas palestras para os carteiros da região. Foram três palestras em locais diferentes. A primeira no CDD Vila Marcondes, a segunda no CEE e terceira no CDD Prudente. Tive o privilégio de conhecer pessoas muito queridas. A recepção foi calorosa. Os meus colegas de profissão foram muito simpáticos. Os dias em que passei lá foram marcantes pra mim. Voltei com ricas experiências para contar. Sinto-me honrado por ter tido a oportunidade de deixar uma mensagem de otimismo e motivação para os colaboradores dos Correios. Gostaria de destacar que eu mais aprendi do que ensinei. Conversei com vários colegas, todos eles me ensinaram coisas preciosas para o meu crescimento pessoal. Quero expressar todo o meu carinho e admiração a essas pessoas tão especiais. CDD VILA MARCONDES

CDD VILA MARCONDES
CEE PRESIDENTE PRUDENTE-SP


CDD PRUDENTE-SP
CDD PRUDENTE-SP


sábado, 20 de março de 2010

Tenha calma!

As pessoas estão ficando cada vez mais irritadas. Muitos são os motivos que as levam ao descontrole emocional. Na maioria das vezes, o que desencadeia a irritação de muitos são coisas banais. Ao olharmos para o semblante de alguns, parece que uma grande tragédia se abateu sobre eles. A nossa fisionomia demonstra claramente o nosso estado de espírito. É claro que é possível fingir, ou seja, demonstrar uma falsa alegria. Apesar de ser uma realidade, ninguém consegue fingir o tempo inteiro. Em algum momento a verdade virá à tona. Os membros da família sabem muito bem disso. Em casa, no convívio familiar, as pessoas revelam realmente o que pensam e sentem.
Os mais velhos se irritam com a movimentação das crianças, as crianças se irritam por não ter as suas exigências atendidas, os pais se irritam com a desobediência dos filhos, os funcionários se irritam com o salário recebido, os patrões se irritam com a falta de comprometimento dos seus colaboradores, a esposa se irrita com o marido bêbado, as pessoas se irritam com a chuva, outras se irritam com o calor. Se fossemos continuar, a lista seria interminável.
Chega da tanta irritação! O mundo precisa desesperadamente de pessoas que estejam de bem com a vida. O que estou tentando mostrar a você é que é possível trabalhar a nossa postura diante de fatores que perturbam a nossa paz. Quanto mais irritados, mais tristes e murmuradores nós seremos. Antes de perder o controle das suas emoções lembre-se: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Parafraseando o antigo provérbio: A tranqüilidade desvia a irritação, mas a resposta dura suscita a ira.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cave um metro a mais

Todas as pessoas tem os seus sonhos. Alguns deles são simples, outros grandiosos. Para alcançá-los é preciso agir com perseverança. Às vezes pensaremos em desistir frente as dificuldades. Apesar dos obstáculos, não desista jamais! Acredite, tenha fé em Deus e em você. Se permanecermos firmes nos nossos objetivos, cedo ou tarde, os alcançaremos. Quero contar uma história muito interessante, espero que a mesma possa ajudá-lo a refletir sobre o assunto.

Derbi era um homem inquieto com a vida. Cansado de trabalhar como vendedor nos EUA, resolveu vender tudo o que tinha.Comprou um pequeno sítio no interior do Colorado e começou a preparar o terreno para plantar.Ao escavar o terreno ele encontrou uma pedrinha brilhante e após analisá-Ia descobriu que era ouro puro.Com muita esperança e determinação ele chamou os seus parentes e amigos mais íntimos e formou um grupo para procurar ouro. Ele também resolveu comprar todos os terrenos vizinhos. Adquiriu máquinas e equipamentos pesados, cavou, cavou, cavou e não encontrou mais ouro. Seus parentes a amigos começaram a desanimar, pois o ouro não aparecia. Onde estava a mina?Todos os membros do grupo, um a um, pediram de volta a Derbi o que tinham investido. Derbi ficou sozinho com um grande terreno e muitas máquinas. Ele não pretendia desistir e continuou cavando, mas suas esperanças foram minguando e também desistiu. Vendeu tudo ao primeiro que apareceu interessado naquelas terras que para ele não valiam nada.Voltou para a cidade e recomeçou sua atividade de vendedor. Quando alguém não queria comprar, ele não insistia e logo desistia. Ele era um vendedor de seguros fracassado e infeliz. Certo dia ele leu uma notícia no jornal que lhe chamou a atenção: "Descoberta uma das minas de Ouro mais valiosa do mundo". Ele leu a matéria interessado e viu que era em Colorado e o que mais lhe entristeceu que eram as suas terras, aquelas que ele vendera por uma ninharia.Continuou a ler o jornal e viu a declaração do proprietário do terreno: "Nós não tivemos muito trabalho para achar a mina principal. Tivemos apenas que cavar um metro a mais e pronto".Ao ouvir aquilo, Derbi se lamentou profundamente e mandou gravar uma placa que dizia: "Na vida tudo depende de se cavar um metro a mais".Com esta frase na mente ele saiu à luta e mais uma vez recomeçou sua venda de seguros: Em pouco tempo ele se tornou o melhor vendedor da empresa e comprou uma parte dela. Ele não ouvia mais o não como resposta. Insistia, persistia e trabalhava com otimismo. Cria que na vida tudo dependia de se cavar um metro a mais.Não demorou muito ele comprou a empresa em que era funcionário e também suas concorrentes. Tornou-se um especialista em vendas e técnicas de vendas e um homem vitorioso.

Cria que na vida "Tudo depende de se cavar um metro a mais".

terça-feira, 16 de março de 2010

O mais belo ser

Tudo o que existe
Foi obra do Criador
Do simples grão de areia
A mais linda flor

Os nossos olhos contemplam
As maravilhas da criação
As belezas da natureza
É fonte de inspiração

De tudo o que foi criado
O que seria o mais belo?
O mar, os animais, as plantas
O sol, a neve no inverno?

Pensei por um instante
Cheguei à conclusão
A uma coisa que se destaca
Creio que sem contestação

Refiro-me a um belo ser
Que nos encanta a cada dia
Não imaginamos viver
Sem a sua sabedoria

Às mulheres do país
O meu carinho e admiração
Vocês merecem de todos
A mais pura aclamação
Texto de Alci Massaranduba

segunda-feira, 15 de março de 2010

Estamos aqui só de passagem...

Recebo vários e-mails por dia. As pessoas que me enviam sabem que gosto de assuntos interessantes. Um colega de trabalho chamado Daniel me enviou uma linda mensagem. O texto diz que:
''Estamos aqui só de passagem...
Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade doCairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muitosimples e cheio de livros.As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.- Onde estão seus móveis? Perguntou o turista.E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:- E onde estão os seus?- Os meus?! - surpreendeu-se o turista - Mas estou aqui só de passagem!- Eu também... - concluiu o sábio.
"A vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivemcomo se fossem ficar aqui eternamente e se esquecem de ser felizes."
"NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA..."

quinta-feira, 11 de março de 2010

As três peneiras

Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta: - Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silvio. Disseram que ele... Nem chegou a terminar a frase o chefe, Juliano, apartou: - Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras chefe? - A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro? - Não. Não tenho. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que... E, novamente, Olavo é interrompido pele chefe: - Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira, que é a da bondade. O que você vai me contar, gostaria que os outros falassem ao seu respeito? - Claro que não! Deus me livre, chefe! -diz Olavo, assustado. Então, - continua o chefe- sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante? - Não chefe. Passando pelo crivo destas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar- fala Olavo surpreendido. - Pois é Olavo! Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras?-diz o chefe sorrindo. Da próxima vez que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo dessas três peneiras: VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:
PESSSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS! PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS! PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

Sentimento nos animais

Fiquei emocionado ao ver esse video. Os animais nos surpreendem a cada dia.

sábado, 6 de março de 2010

Meu tesouro especial

A minha filhinha tem cinco anos e começou a estudar em 2010. Nos primeiros dias de aula, ela não queria ficar na escola. Minha esposa teve que ter paciência para contornar a situação. Após cinco anos convivendo diariamente conosco, foi dificil "cortar" o forte laço que se estabeleceu entre nós. Sempre conversamos muito sobre o dia em que ela iria para a escola. Imagino que seja difícil para uma criança de apenas 5 anos ficar sem a presença dos pais por algumas horas.
Dentro de poucos dias, minha filha estava adaptada a sua nova realidade.

Vou buscá-la todos os dias na escola. Ao bater o sinal de saída, fico bem perto do portão para que a minha princesinha me veja e tranquilize-se. A cada dia, sou informado das novidades. É um novo mundo que está sendo descoberto. Fico feliz ao saber que novos amiguinhos estão surgindo.

Ontem a tarde, fiquei observando várias crianças brincando na quadra da escola. Dentre elas estava a minha filha. Para não inibila com a minha presença, fiquei atrás de uma coluna de concreto. Fiquei comovido ao vê-la conversando animadamente com outras crianças.

Talvez você esteja pensando, só de olhar a filha ele fica emocionado? Tenho algumas razões para agir dessa forma.

Quando decidimos ter um filho, após cinco anos de casados, eu e a minha esposa fomos surpreendidos pela notícia de que teríamos sérios problemas para realizar o nosso sonho de ser pais. O médico afirmou que precisaríamos fazer vários exames, além disso, minha esposa tinha que se sujeitar a um tratamento especializado. Fizemos todo o procedimento recomendado, mas infelizmente, sem sucesso.

O médico disse que a minha esposa precisaria tomar várias injeções para tentar engravidar. O problema é que o tratamento custava muito caro. Não tínhamos nenhuma condição de arcar com os custos.

Tomamos uma decisão, parar o tratamento e colocar o nosso sonho nas mãos de Deus. Ao avisar o médico sobre a nossa decisão, o mesmo disse que sem as injeções era praticamente impossível que a minha esposa engravidasse. Foi então que ela disse: "Confiamos em Deus, Ele vai me abençoar com um filho, quando estiver grávida, venho fazer o pré-natal com o senhor". O médico deu um sorriso de incredulidade. Se vocês querem assim, tudo bem-disse.

Depois de três meses, minha esposa começou a ficar enjoada. Levei-a um médico. Foi solicitado um exame para verificar a possibilidade dela estar grávida.

Fiquei com a tarefa de ir buscar o resultado do exame. Antes de chegar em casa, não pude me conter e abrí o envelope do laboratório Laboclínica. Tive uma grande surpresa ao ler que o teste de gravidez deu positivo. Eu seria o mais novo pai da cidade. Fiquei emocionado. Ao chegar em casa e contar a novidade para minha esposa, choramos juntos e agradecemos a Deus por esse verdadeiro milagre.

Advinhe onde fomos fazer o pré-natal? O médico não entendeu o que tinha acontecido. Ao ver o resultado do exame, ficou pasmado. A minha amada esposa lhe disse: "Eu não falei que o meu Deus me abençoaria com um filho? Bastar ter fé que Ele nos atende".

Fui a todos os exames de ultrassonografia. Durante toda a gestação, conversamos muito sobre a melhor forma de criar o nosso bebê. Lemos vários livros e revistas a respeito de como cuidar de uma criança. Quando a Letícia nasceu no dia 12/03/2004, numa sexta-feira a tarde, nós sentimos no coração que estavámos preparados para a difícil tarefa.

Quando vejo a minha filha crescendo saudável, fico emocionado. Se fossemos acreditar unicamente na capacidade humana, não teríamos conseguido. Sei que a cada dia que se passa, ela fica mais independente, dentro de alguns anos, irá embora de casa para ter a sua própria vida. Sou imensamente grato a Deus por ter me dado algo tão precioso. A minha filha é muito especial pra mim.

As crianças são uma grande benção nas nossas vidas. Tê-las por perto é maravihoso. O lar fica mais alegre e divertido.


terça-feira, 2 de março de 2010

Pressupostos

Algumas palavras da lingua portuguesa são totalmente desconhecidas da maioria dos brasileiros. Estava lendo um texto quando deparei-me com uma palavra diferente. Fiz uma pesquisa e descobri o seu significado. A palavra em questão é: pressuposto. Achei o seu siginificado muito interessante, por isso, partilho com você o que descobri. Perdoe-me pela falta da fonte. O texto abaixo não é de minha autoria. Boa leitura!
'' É indiscutível que a escola é o lugar privilegiado para auxiliar os alunos na leitura de pressupostos. Mas, o que são pressupostos? Veja-se o seguinte exemplo prático: “Ademir parou de beber.” Para se aceitar o fato de Ademir ter deixado de beber, toma-se, como verdadeira, outra informação que, embora não dita na frase, é logicamente pressuposta pelo verbo parar de, ou seja, se Ademir parou de beber, é porque antes ele bebia. Por outro lado, a informação deixa de ser válida se Ademir nunca bebeu. Dessa feita, o Novo Dicionário Aurélio (Ferreira, 1986) assim define pressuposto: “circunstância ou fato considerado como antecedente necessário a outro.”
De forma mais abrangente, Ilari e Geraldi (1994: 90) explicam que a pressuposição é um “conteúdo implícito, sistematicamente associado ao sentido de uma oração, tal que a oração só pode ser verdadeira ou falsa se o conteúdo em questão for reconhecido como verdadeiro”.No exemplo citado acima, percebe-se que a pressuposição lógica ou semântica é parte do conhecimento partilhado pelo falante e pelo ouvinte. Assim, diz-se que sua noção é relacionada ao sentido das palavras inscritas no enunciado, mas também, como diz Cançado (2005: 27-28), “a um conhecimento prévio, extralingüístico, que o falante e o ouvinte têm em comum”; portanto, de acordo com a autora , “pode-se dizer que a pressuposição é uma noção semântico-pragmática.” Dessa feita, o conteúdo pressuposto “Ademir bebia antes”, já que conhecido pelos interlocutores para ser proferido, não é afetado, permanece inalterado quando esse enunciado é negado, ou é colocado em forma de interrogativa, ou mesmo como uma condicional (suposição) antecedendo outra sentença: a) Ademir parou de beber; b) Ademir não parou de beber; c) Ademir parou de beber?; d) Se Ademir parou de beber, sua esposa deve estar contente. O pressuposto, pois, faz sentido em qualquer uma dessas situações, ainda que modifiquemos sua forma sintática.Ao analisar as relações de sentido em enunciados, algumas palavras ou expressões introduzem pressuposição.
Entre os indicadores lingüísticos de pressuposição, podem-se citar certos adjetivos ou palavras similares modificadoras do substantivo, verbos que indicam mudança ou permanência de estado, advérbios, orações adjetivas e conjunções, os quais, ao serem identificados, contribuem para uma leitura mais aprofundada do texto. Quando se diz, por exemplo, “Freqüentei as aulas de pintura, mas aprendi algumas coisas.” o falante transmite duas informações de maneira explícita: a) que ele freqüentou as aulas de pintura; b) que ele aprendeu algumas coisas. Ao ligar essas duas informações com um mas, comunica também, de modo implícito, sua crítica às aulas de pintura, pois passa a transmitir a idéia de que pouco se aprende nessas aulas".