domingo, 10 de fevereiro de 2013

Apenas o primeiro passo

Na sua infância talvez alguém tenha perguntado a você: O que você quer ser quando crescer? No meu caso a realidade era tão opressora que nem ao menos pensei em algo, por mais simples que pudesse ser. A maioria das crianças não tem muitos problemas com a questão e vão logo dizendo com convicção: Quero ser médico para cuidar dos animais; quero ser advogado; quero ser engenheiro, quero ser jogador de futebol; quero ser atriz; quero ser... As respostas podem ser infinitas.

A mente infantil ainda possui uma fé fervorosa que não leva muito em conta as dificuldades que serão enfrentadas para alcançar os seus sonhos. Na sua inocência elas realmente acreditam que no tempo certo tudo acontecerá da forma que imaginavam. Os pais têm um papel de suma importância para que a fé dos pequenos não seja destruída prematuramente. Quando eles afirmam para os seus filhos que tudo não passa de um sonho bobo impossível de alcançar, na verdade, estão criando uma ferida que pode sangrar por toda a vida (da infância a velhice).

É na infância que ouvimos certas palavras negativas que irão nos acompanhar para sempre. Uma criança machucada emocionalmente será um adulto com baixa auto-estima e isso é uma forte barreira para que os sonhos infantis se tornem reais. As palavras são mais poderosas do que a maioria das pessoas pensam. Quando ouvimos expressões como: Você é burro mesmo! Você não vale nada! Você não faz nada direito! Você só me envergonha! Está sendo construída uma muralha praticamente impenetrável.

Qualquer pessoa que cresça ouvindo tais afirmações absurdas dificilmente terá a coragem necessária para dar o primeiro passo em busca da realização pessoal. Quantas pessoas talentosas não vivem frustradas por estarem presas sem que não haja nenhuma grade sequer. O pior é que elas nem ao menos conseguem explicar a razão da sua inércia diante da vida.

Infelizmente, muitos pais, por pura falta de conhecimento nunca ensinaram os seus filhos a darem o primeiro passo. Na verdade, a maior preocupação deles era prover o sustento material sem saber que: “nem só de pão viverá o homem”- como disse Jesus Cristo.

Apesar das nossas limitações nunca é tarde para dar o primeiro passo. Às vezes as coisas não sairão como imaginávamos no principio, mas isso não significa necessariamente que seja algo ruim. A vida é cheia de surpresas e podemos alcançar o inimaginável se estivermos dispostos a vencer a paralisia que tenta desesperadamente nos limitar. Nunca se conforme com a realidade- por mais dura que ela possa parecer. Em algum momento você terá que agir, nem que seja obrigado pelas circunstâncias.

Não se iluda achando que será fácil dar o primeiro passo, pelo contrário, agir, na maioria das vezes será maior que as suas forças e muitas vezes você pensará em desistir, mas lembre-se da sua fé infantil e ouse acreditar novamente.

No ano de 2010 um rapaz desceu no ponto de ônibus e estava caminhando em direção ao seu trabalho. Ele notou que algo estava diferente no centro da cidade. Olhou em volta e viu uma cena singular. As ruas estavam repletas de garrafas quebradas de cerveja. A cena toda o impressionou. Por que é que sujaram a cidade dessa maneira? Pensou. Era a época da Copa do Mundo de futebol e ele logo concluiu que toda aquela sujeira era o resultado da comemoração dos torcedores da Seleção Brasileira. Surgiu na mente dele a ideia de escrever um artigo conscientizando a população a continuar torcendo pelo seu time de futebol, mas sem sujar a cidade.

Havia um pequeno problema que precisava ser solucionado. O rapaz não tinha experiência como articulista e nem sabia como abordar o assunto sem ser ofensivo. Era preciso dar o primeiro passo e sentar na frente do computador para escrever. Após horas escrevendo e reescrevendo ele enfim terminou o seu texto. Tomou coragem e enviou por email o seu artigo para o Jornal Regional e para o Jornal Diário MS. Ambos o publicaram. Nas semanas seguintes ele escreveu outros textos e os enviou para diversos jornais e sites de noticias.

Por dar o primeiro passo o rapaz acabou virando articulista do Jornal Regional, do site www.capintanbado.com, do Jornal Tribuna News, do site www.fronteiranews.com.br, do site www.vicentinaonline.com.br e do site www.gazetanews.com.br. Atualmente tem artigos publicados em diversos municípios do estado e de outros estados. Acabou de escrever o terceiro livro e já começou o quarto. Veja que tudo começou apenas com uma ideia e a vontade de agir. Após quase três anos escrevendo semanalmente Alci Massaranduba pode afirmar com segurança: “Dê apenas o primeiro passo e deixe que a vida o surpreenda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário