A empresa em que trabalho é uma das maiores do Brasil, com mais de 100.000 funcionários. A ECT-Empresa de Correios e Telégrafos está em todo o território nacional. Penso que o marketing é bem explorado pela organização. O nome Correios é muito conhecido por toda a população. No momento há uma campanha na mídia sobre o serviço de Sedex intitulado “Parece mágica, mas é Sedex”, além disso, a empresa patrocina vários esportes, alguns deles com destaque a nível mundial. A mídia eletrônica é outro item muito bem explorado, o site oficial dos Correios recebe milhares de visitas diariamente. A marca Correios é forte e sólida no mercado. Gostaria de destacar que a empresa detém o monopólio postal, com isso, alguns produtos e serviços são exclusivos, ou seja, somente a ECT pode explorá-los. Apesar de seu gigantismo e dos milhões de reais gastos em propaganda e desenvolvimentos de novos serviços, acredito que há ainda o que melhorar. O marketing poderia explorar com mais ênfase, aquilo que é o símbolo dos Correios- o carteiro. Esse profissional é reconhecidamente um dos mais queridos e respeitados. Há poucos tempo foi divulgada uma pesquisa que constatou que a profissão de carteiro é a segunda com maior credibilidade do país. Esses profissionais poderiam ser usados para descobrir junto à população, quais as suas necessidades em relação ao serviço postal. O carteiro visita todas as residências do país, as possibilidades de gerar receita para a empresa através das vendas feitas por seu intermédio é enorme. O setor de marketing da empresa tem em suas mãos uma “grande arma” que não está sendo explorada como deveria. A população desconhece muitos produtos e serviços oferecidos pela ECT, a área de marketing poderia criar uma campanha nacional utilizando o carteiro como ferramenta de divulgação dos seus serviços. A ECT é uma empresa pública que visa o lucro. Ela se mantém com recursos próprios. O foco principal da organização é buscar meios de alavancar as suas vendas. O marketing é um instrumento poderoso a disposição da empresa para alcançar os seus objetivos.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário