O que caracteriza o momento em que vivemos é a velocidade das transformações que ocorrem nas mais diversas áreas. É preciso que as pessoas estejam abertas e flexíveis para questionar e modificar não só o ambiente em que vive e trabalha, mas também para maximizar a sua capacidade de adaptação as mudanças. Nas organizações, o processo de mudança é ainda mais rápido. O pensamento atual é o de que toda a organização deve proporcionar o aperfeiçoamento dos seus empregados e colaboradores.
De acordo com CHIAVENATTO (2002, p.497) o treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento, a saber:
1) Transmissão de informações: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo, repartir informações- como um corpo de conhecimentos- relevantes para que a equipe tenha uma visão clara sobre a empresa, ou seja, informações sobre o trabalho, a empresa, produtos, serviços, suas políticas, entre outros.
2) Desenvolvimento de habilidades: conhecimentos relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras.
3) Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os trabalhadores, aumentam a motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerência e de supervisão quanto aos sentimentos e reações das pessoas.
4) Desenvolvimento de conceitos: pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceitualização de idéias e filosofias.
De acordo com CHIAVENATTO (2002, p.497) o treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento, a saber:
1) Transmissão de informações: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo, repartir informações- como um corpo de conhecimentos- relevantes para que a equipe tenha uma visão clara sobre a empresa, ou seja, informações sobre o trabalho, a empresa, produtos, serviços, suas políticas, entre outros.
2) Desenvolvimento de habilidades: conhecimentos relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras.
3) Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os trabalhadores, aumentam a motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerência e de supervisão quanto aos sentimentos e reações das pessoas.
4) Desenvolvimento de conceitos: pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceitualização de idéias e filosofias.
Esses quatro tipos de mudanças proporcionadas pelo treinamento são de extrema importância, pois auxilia a empresa ao mostrar para o funcionário as suas deficiências. Ao serem constatadas, elas devem ser aperfeiçoadas e adequadas ao ambiente em que ele trabalha.
vlw
ResponderExcluirAdorei. Obrigada.
ResponderExcluirpoderia publicar a referencia?
ResponderExcluirobrigado
Obrigada
ResponderExcluirShow
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