Segundo Murphy (2002), a evolução da TI (tecnologia da informação) pode dividida em quatro períodos. O período I é caracterizado pelo processo de automação, controle de custo e busca pela eficiência operacional. Neste período, a TI é utilizada para automatizar os negócios e funções organizacionais específicas, principalmente aquelas envolvendo grandes volumes e tarefas repetitivas. O relacionamento entre a organização e a TI era caracterizado por uma distância e quase nenhum processo de interação. Os custos de desenvolver e manter os sistemas de informação eram pouco rigorosos, embora empresas que tinham sistemas financeiros sofisticados já atribuíam os custos aos prováveis benefícios relacionados a custos diretos e indiretos. O período II é caracterizado pela produtividade e a descentralização de atividades de tomada de ação para os usuários. Neste período, o fato relevante é a grande disseminação de computadores pessoais para várias áreas da empresa, o que levou a um aumento de capacidade de processamento, soluções elaboradas pelos usuários, diminuição do preço de softwares, sistemas definidos pelos usuários, informações melhores e mais rápidas e a mobilidade das pessoas. O período III é caracterizado pelos novos modelos de negócio interno, ou seja uma abordagem de redesenho dos processos de negócio de forma a se adequar as aplicações de TI. As implicações para as aplicações de TI eram muitas e visavam principalmente rapidez e flexibilidade. Para atender a estes objetivos as aplicações buscavam a integração de todos os processos de negócio de forma a permitir que os sistemas implantados atendem-se à demanda da empresa. Embora muitas empresas adotaram os modelos de sistemas integrados, os benefícios reais desta utilização não foram constatados por muitas delas. O período IV é caracterizado por novos modelos de negócio externo, ou seja, modelos que atendam as necessidades de toda a cadeia de valor envolvida no negócio da empresa. Entre os aspectos mais importantes estão o número crescente de grupos de clientes que precisam ser atendidos, o aumento de canais de distribuição e marketing, o ambiente altamente competitivo com ênfase em tempo e velocidade e utilização ampla de tecnologia, o ambiente digital e o aumento de relacionamento com terceiros.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
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