quinta-feira, 24 de março de 2011

Deixe o barro secar

As pessoas estão vivendo cada vez mais irritadas. Muitos são os motivos que as levam ao descontrole emocional. Infelizmente, na maioria das vezes, o que desencadeia a irritação de muitos são coisas totalmente banais. Ao olharmos para o semblante de alguns, parece que uma grande tragédia se abateu sobre eles. A nossa fisionomia demonstra claramente o nosso estado de espírito. É claro que é possível fingir, ou seja, demonstrar uma falsa alegria ou tranquilidade. Apesar de ser uma realidade, ninguém consegue fingir o tempo inteiro. Em algum momento a verdade virá à tona. Os membros da família sabem muito bem disso. Em casa, no convívio familiar, as pessoas revelam todas as suas particularidades.
Os mais velhos se irritam com a movimentação das crianças, as crianças se irritam por não ter as suas exigências atendidas, os pais se irritam com a desobediência dos filhos, os funcionários se irritam com o salário recebido, os patrões se irritam com a falta de comprometimento dos seus colaboradores, a esposa se irrita com o marido que demora a chegar, as pessoas se irritam com a chuva, outras se irritam com o calor. Se fossemos continuar, a lista seria interminável.
Certa vez uma menina ganhou um lindo brinquedo no dia do seu aniversário, mas uma amiguinha o levou para sua casa sem permissão e o destruiu antes mesmo dela brincar uma única vez com ele.
Ela ficou muito brava e queria porque queria ir até a casa da amiga para brigar com ela. Mas a mãe ponderou:
- Você se lembra daquela vez que você chegou em casa com lama no seu sapato? Você queria limpar imediatamente aquela sujeira, mas sua avó não deixou. Ela lhe disse para deixar o barro secar, pois assim ficaria mais fácil limpar.
- Sim, mamãe, eu me lembro.
- Pois é, meu amor, com a raiva é a mesma coisa. Deixe-a secar primeiro, depois fica bem mais fácil resolver tudo.
Mais tarde, a campainha tocou: era a amiga trazendo um brinquedo novo, em reposição ao que havia quebrado pelo que se desculpou.
E a menina respondeu:
- Não faz mal, não, minha raiva já secou!
Chega da tanta irritação! O mundo precisa desesperadamente de pessoas que estejam de bem com a vida e consigo mesmas. O que estou tentando mostrar a você é que é possível trabalhar a nossa postura diante dos fatores que perturbam a nossa paz. Quanto mais irritados, mais tristes e murmuradores nós seremos. Antes de perder o controle das suas emoções lembre-se: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Parafraseando o antigo provérbio: A tranqüilidade desvia a irritação, mas a resposta dura suscita a ira. As coisas nem sempre sairão da forma que você espera, quando isso acontecer, não perca a calma. Se você conseguir dominar as suas emoções toda a humanidade será grandemente beneficiada; haverá menos divórcios, os assassinatos diminuirão, o desejo de vingança tão comum nos nossos dias será cada vez mais raro e até as crianças serão mais alegres e amadas.
Quando surgir a ira e as suas companheiras lembre-se: Deixe o barro secar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário