terça-feira, 12 de abril de 2011

Trabalho acadêmico cita livro Minha Vida de Carteiro

Ana Claudia do Nascimento Fernandes defendeu no ano de 2010 o seu trabalho de conclusão do curso de História na FAP-Faculdade de Ponta Porã. O título do seu trabalho foi: Correios no Brasil: Uma história de sucesso.

Inicialmente, fiquei surpreso ao saber que o meu livro "Minha Vida de Carteiro" foi citado no seu trabalho, bem como um artigo( Maravilhosa profissão) que escrevi sobre o trabalho do carteiro. Em trecho da sua monografia a autora afirma que: "A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) acompanhou e participou diretamente da história brasileira consolidando produtos e serviços que facilitam o cotidiano das pessoas e os muitos anos de história credenciam os Correios como sendo uma das empresas de maior prestígio e credibilidade no Brasil. Sem dúvidas que o papel e a atuação do carteiro foram decisivos para tal sucesso".

Abaixo segue as citações feitas do meu livro:


"Alci Massaranduba (2009 ), descreve em poucas palavras a rotina deste profissional na cidade de Ponta Porã – MS, onde exerce a profissão a cerca de dez anos:

O trabalho do Carteiro começa bem cedo. A maioria das pessoas pensa que ao chegar ao local de trabalho todas as correspondências já estão todas arrumadas, que é só sair para a entrega. Mas a realidade não é bem essa. O expediente começa às sete horas da manhã. A primeira etapa é separar as correspondências entre as 10 DP (Distritos Postais), cada DP é de responsabilidade de um carteiro. A cidade de Ponta Porã foi dividida em dez partes. A separação é feita em um móvel chamado escaninho (MASSARANDUBA, 2009, p.25)."


"A maioria dos carteiros já foi atacada por cães e sofreu alguma forma de marca. Massaranduba (2009) define humoradamente essa dificil relação com o “melhor amigo do homem”, o que parece nao incluir o carteiro. O autor relata: O dia a dia dos carteiros é visitar todas as casas do municipio. Há sempre à nossa espera o “melhor” amigo do homem – o cachorro. A nossa relação é tumultuada, já pensei inumeras vezes qual o real motivo dos caes não gostarem do carteiro; até o momento nao consegui uma resposta correta. O certo é que o cão detesta o carteiro, essa é uma verdade universal (MASSARANDUBA, 2009, p. 67)."


"Alci Massaranduba, carteiro em Ponta Porã publicou recentemente em sua página na Internet (http://alcimassaranduba.blogspot.com/) uma homenagem aos colegas de profissão e que é pertinente neste trabalho:


Maravilhosa Profissão Quero expressar nesses versos a minha admiração a todos os carteiros e sua dedicação. Em todos os recantos desse imenso país, nas ruas, nas casas, nas praças eles lá estão, são muito queridos por toda a população. O inimigo é sempre o cachorro, a relação é tumultuada, mas isso não impede da casa ser visitada. A chuva, o calor e o frio trás muita dificuldade, mas o cliente espera sempre a pontualidade. O fim da nossa missão é entregar as correspondências com ética e perfeição. Parabéns a todos os carteiros da nossa querida nação, vocês merecem os aplausos de todo cidadão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário