domingo, 12 de fevereiro de 2012

A porta do medo

A rotina gera uma sensação de segurança, pois torna tudo previsível. Sem mudanças bruscas no cotidiano, a tendência é fazer as mesmas coisas do mesmo jeito, dia após dia. Muita gente prefere não se arriscar, não indo além dos limites impostos por si mesmo. Antecipar-se aos fatos, saber exatamente como agir e manter as coisas como estão é o desejo das pessoas que não apreciam alterações na sua rotina diária. O medo do desconhecido é capaz de paralisar alguém, além de levar a comportamentos muitas vezes irracionais.
A possibilidade da derrota causa arrepios e paralisa muita gente. Quantas oportunidades são perdidas pelo medo de se arriscar. Novas possibilidades exigem novas posturas. É muito difícil deixar a zona de conforto para tentar algo que pode dar certo ou não. O sucesso alcançado pode ser insignificante diante de um cenário bem mais promissor. Para transformar o insignificante em algo importante é preciso não ter medo de tentar quantas vezes for preciso, nem que para isso você tenha que conviver com várias derrotas ao longo da sua jornada.
Há um ditado popular que diz: “Em time que está ganhando não se mexe”. Agindo sempre da mesma maneira, por quanto tempo um time continuará a ser vitorioso? Os times adversários estão sempre buscando novos métodos de treinamento, novas técnicas para motivar a sua equipe, novas estratégias para derrotar as equipes rivais. Se um time que está ganhando títulos não se preocupar com o futuro, se achar que a boa fase vai durar eternamente fatalmente será ultrapassado, será lembrado apenas pelos mais saudosistas. Com certeza, os torcedores, diante do fracasso atual do seu time do coração vão afirmar: “O meu time já foi bom, ganhou muitos títulos, mas agora não ganha mais nada”. Houve um tempo glorioso, mas esse tempo parece não voltar mais. Um passado vitorioso não é garantia de sucesso na atualidade.
É triste ter que dizer que mesmo diante de grandes talentos, o comodismo ainda manterá muita gente presa pelos seus medos e traumas. Talvez você já tenha ouvido alguém dizer: “Vou levando a vida do jeito que Deus quer”. Será que Deus quer ver uma pessoa desperdiçar os seus talentos e dons, quando poderia fazer muito mais por si, pela sua família e pela sociedade? A vida humana é baseada na incerteza, hoje estamos vivos e saudáveis, quem é que pode garantir que amanhã ainda estaremos? Convivemos diariamente com a incerteza, por que é que temos tanto pavor dela? Por que ela nos limita tanto?
Numa terra em guerra havia um rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa porta de ferro do outro, sobre a qual se viam gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Nesta sala ele os fazia enfileirar-se em círculo e dizia- lhes, então: "Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou passarem por aquela porta, e por eu serem lá trancados”. Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros. Ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao rei, dirigiu-se ao soberano:
- Senhor posso lhe fazer uma pergunta?
- Diga soldado!
- O que havia por detrás da assustadora porta?
- Vá e veja você mesmo.
O soldado, então, abre vagarosamente a porta e, à medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente... E finalmente ele descobre surpreso que... A porta se abria sobre um caminho que conduzia à liberdade!
O soldado, admirado, apenas olha seu rei, que diz:
- Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar-se abrir esta porta!
Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro, apenas por causa do medo de abrir a porta de nossos sonhos? Não tenha medo de abrir novas portas! O tempo presente de derrotas e limitações pode se transformar num futuro bem diferente. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário