segunda-feira, 2 de abril de 2012

BBB Bela Bobagem Brasileira

Finalmente acabou o tão falado Big Brother Brasil, foram três meses da mesmice. É incrível como a Rede Globo de televisão consegue fazer do programa um grande sucesso ao longo de tantos anos mesmo sendo ele previsível e sem originalidade. A fórmula é sempre a mesma; mulheres siliconadas em trajes sumários, homens sarados, muita bebedeira, festas, brigas, narcisismo exagerado em frente às câmeras e conservas sem conteúdo. Cada participante é escolhido cuidadosamente para que o objetivo seja alcançado, ou seja, arrecadar cada vez mais.
Os admiradores do programa vão dizer que é só diversão e nada mais. Para muita gente é uma boa opção para passar o tempo, para outros o interesse é somente admirar corpos humanos atraentes e contemplar a vulgaridade que impera na casa mais vigiada do Brasil.
A casa do BBB é o sonho de consumo dos voyeurs. A palavra “ficar”, famosa entre os jovens, encontrou o seu real significado entre os participantes do reality show. Os rapazes disputam para ver quem será o grande conquistador. Pessoas casadas traem os seus parceiros na maior naturalidade como se tudo fosse absolutamente normal. O pensamento de alguns é: “se não rolou sexo então não é traição”. Alguns “Brothers” parecem não se importar muito com o que acontecerá ao ser eliminado do programa e voltar para a vida real longe dos holofotes.
O programa tem a capacidade de criar celebridades instantâneas, mas toda essa fama dura pouco tempo, a maioria dos ex- participantes acabaram virando ilustres desconhecidos. Toda a fama conquistada desapareceu com a mesma rapidez com que ela surgiu.
Algumas mulheres entram na casa para exibir os seus corpos já pensando num futuro convite para posar para revistas masculinas. Elas abusam do sensualismo para chamar a atenção. Quando entram em debates com os colegas de programa é fácil perceber que o cérebro não foi tão trabalhado quanto o corpo. A imagem que muitas vezes elas passam é que a mulher precisa usar o seu corpo como arma para conseguir o que quer. A beleza do corpo feminino é exaltada como se fosse o que de melhor a mulher tem para oferecer. Definitivamente, a inteligência, discrição e modéstia não são virtudes cultivadas no programa.
A última edição do BBB ficou famoso pelo suposto caso de estupro entre dois participantes. A mídia explorou o fato amplamente. É lamentável que fatos assim aconteçam ao vivo na telinha da TV. A moça envolvida no incidente disse em depoimento a imprensa: “- Eu tinha bebido, mas lembraria se tivesse acontecido alguma coisa. Eu acordaria! Agi por impulso, mas não me arrependo. Naquela noite, eu bebi bastante e sei que eu aticei a vontade dele. Fomos para o quarto de comum acordo”. Ela afirma que “bebeu bastante” e “atiçou a vontade dele”, por isso não há como ter certeza de que não aconteceu nada. Na história da televisão no país é a primeira vez que algo tão absurdo acontece em rede nacional. O que será que a próxima edição do programa irá trazer para os lares do povo brasileiro?
Talvez você tenha ouvido alguém dizer que basta um clique no controle remoto e tudo estará resolvido, ou, quem não gosta é só mudar de canal, mas não é tão simples como aparenta ser. A propaganda do programa Big Brother Brasil é pesada, a TV Globo usa de todos os meios disponíveis para torná-lo quase onipresente. Mesmo que você não o assista e nem goste do seu conteúdo é quase impossível não saber o que se passa na casa. No trabalho, na escola, com os amigos e por incrível que pareça até mesmo nas igrejas às pessoas acabam comentando sobre os seus “brothers” e “sisters” preferidos. Ao navegar pela internet é praticamente impossível não encontrar alguma coisa a respeito do programa, mesmo que você não esteja procurando nada a respeito.
Enquanto isso, a corrupção no país se alastra com a velocidade de uma onda tsunami. A saúde pública definha, a educação engatinha e os problemas realmente importantes que deveriam ser discutidos ficam no esquecimento. Alguns pensam que o mais importante é saber quem será o próximo ganhador, será que será do seu estado? Será que voltará a viver na sua cidade natal depois de atingir a fama e ficar milionário?
Não fique com tanta saudade do programa, pois no ano que vem tem mais um BBB- Bela Bobagem Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário