domingo, 17 de junho de 2012

Exija os seus direitos


O Brasil é conhecido mundialmente pela excelência de algumas de suas leis. Porém, na prática, a realidade é bem diferente do que está escrito. De nada adianta leis se elam não são cumpridas. O famoso jeitinho brasileiro está presente até na própria elaboração delas. Os advogados sabem muito bem disso, pois para defender os seus clientes estudam minuciosamente os artigos de determinada lei para encontrar alguma brecha que pode ser explorada.
É claro que devemos confiar que a justiça seja feita mesmo que às vezes a injustiça prevaleça. Um país sem lei é uma terra de ninguém. O cidadão se sente mais seguro quando acredita que o poder público punirá o culpado e absolverá o inocente. A questão aqui não é a elaboração de leis justas, mas o cumprimento delas. O povo precisa conhecer os seus deveres e muito mais os seus direitos.
Com a criação do Código de Defesa do Consumidor o consumidor passou a ter um instrumento valioso na defesa dos seus direitos, mas o que se vê são inúmeras empresas que estão bem longe de tratar os seus clientes com respeito. As reclamações nos órgãos de defesa do consumidor são poucas comparadas com a quantidade de pessoas lesadas. O discurso de algumas pessoas de que “é melhor deixar pra lá” só perpetua a ineficiência das organizações. Em cursos, palestras e congressos os especialistas ensinam a tratar o cliente com excelência visando a sua plena satisfação, mas infelizmente, ainda há muitas pessoas despreparadas que o tratam com indiferença, principalmente diante de uma reclamação sobre o atendimento, produto ou serviço prestado. Quando ele consegue resolver o seu problema sem ter que acionar a justiça e sem grandes aborrecimentos é muito provável que continue a frequentar o estabelecimento. Um consumidor satisfeito não faz a temível propaganda negativa. A pior frase que uma organização pode ouvir é: “nunca mais volto aqui”.
Como consumidor tenho duas experiências desagradáveis para contar. A primeira delas aconteceu quando precisei contratar os serviços de uma gráfica em Ponta Porã. Com uma semana de antecedência procurei a empresa, o serviço era o seguinte: escrever uma mensagem em algumas canetas. Inicialmente fui muito bem atendido, me mostraram um mostruário para escolher o modelo de minha preferência. O preço foi combinado e o prazo de entrega também. No dia marcado fui buscar as canetas. Ao chegar ao balcão da loja fui surpreendido com a informação de que a caneta que eu escolhi não tinha mais. Questionei o vendedor, pois tinha sido informado de que todas as canetas do mostruário tinham no estoque. A resposta que obtive foi: “Se o senhor quiser vai ter que escolher outro modelo de caneta.” Meio contrariado escolhi outro modelo. Para entregar o produto era preciso esperar mais alguns dias. Voltei à loja no dia combinado e tive mais uma surpresa- as canetas não estavam prontas. A proprietária da gráfica veio falar comigo e disse sem nenhum constrangimento:
-As canetas não estão prontas porque temos muito trabalho para fazer, estamos trabalhando até tarde todos os dias. Eu não tenho horário de trabalho fixo como você.
- Eu tenho que entregar as canetas hoje, por isso eu fiz o pedido com uma semana de antecedência. É a segunda vez que venho aqui, e agora? Respondi.
Não pude acreditar na resposta que aquela irritada senhora me deu. Inacreditável!
-Você não erra nunca, é um santo?
A mulher ainda falou outros desaforos. Paguei pelo serviço e fui embora com uma única certeza; nunca mais voltar naquele lugar e foi o que fiz até o presente momento. Qual é o beneficio de tratar um cliente dessa maneira? Em vez de fidelizar o seu cliente ela o enxotou. Quando precisei novamente dos serviços de uma gráfica procurei outra que me tratasse com mais respeito.
A segunda experiência aconteceu na cidade vizinha de Pedro Juan Caballero. Um sobrinho veio me visitar e pediu que eu fosse com ele comprar um pen-drive. Entramos numa loja na Rua Dr. Francia. Após escolher o modelo meu sobrinho pagou pelo produto e fomos embora com a certeza de ter feito um bom negócio. Ao chegar à minha casa fomos testar o equipamento, mas ele simplesmente não funcionou. Voltamos imediatamente na loja e falamos com o proprietário que nos vendeu o pen-drive. A conversa foi surpreendente:
- Eu comprei este pen-drive agora a pouco, mas ele não funciona, quero trocá-lo.
O homem mudou o semblante instantaneamente, ficou muito irritado e disse num tom agressivo:
-Eu nunca troco nada! Vou trocar só dessa vez e vocês dois sumam da minha frente e nunca mais apareçam aqui!
O homem ainda teve a coragem de pegar um estilete, abrir a embalagem de outro pen-drive exposto da loja e trocá-lo pelo estragado que nos tinha vendido. Em vez de guardar um equipamento com defeito ele teve a audácia de colocá-lo novamente a venda diante dos nossos olhos. Foi a primeira vez que vi alguém expulsar um cliente com tamanha violência verbal. Nem é preciso dizer que jamais voltaremos naquela loja.
Se você foi mal tratado e teve os seus direitos violados jamais se cale. A lei está ao seu favor. Exija o seus direitos!  

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