sábado, 21 de setembro de 2013

Os melhores anos

A simples menção da palavra já causa calafrios em muita gente. Devido as suas particularidades as mulheres são as que ficam mais preocupadas ao ouvir tal palavra que aos seus ouvidos soa como se fosse algo ofensivo. Independentemente de classe social todos terão que conviver com ela, pois não há distinção de raça e nem de credo. Por todos os continentes e em todas as nações ela está presente. Uma força onipresente e invencível mesmo diante das fortunas gastas para derrotá-la. Nessa batalha a derrota é certa, não há como vencer.
Aparentemente alguns felizardos parecem ser vitoriosos, mas o êxito é momentâneo, logo a alegria se transforma em decepção. Que fique claro que nem todos estão dispostos e nem preocupados em gastar as suas energias por algo que consideram ser natural na vida dos seres vivos.
É incrível como alguns ficam tão obcecados com esse assunto que chegam a perder o bom senso sujeitando-se a todo tipo de privações e tendo que conviver com algo extremamente desagradável- a dor. Realmente é insuportável viver numa sociedade onde a juventude e a beleza são impostos de tal forma que parece que a velhice é um mal a ser evitado a todo custo.
O tempo é implacável e os seus efeitos são indesejáveis, mesmo com os gastos exorbitantes com tratamentos estéticos, alguns deles no mínimo exóticos. Apesar de todos os esforços e do pânico que o assunto desperta em muita gente uma coisa é certa: envelhecer é inevitável.
Vivemos numa época em que na busca desenfreada pela beleza algumas pessoas se transformaram em verdadeiras aberrações físicas. A cada dia cresce a popularização das cirurgias plásticas, logicamente que com equilíbrio e bom senso elas são muito bem vindas, pois em muitos casos conseguem o feito de devolver a autoestima e melhorar a qualidade de vidas das pessoas, na verdade o que é condenável é o exagero, a loucura de alguns de deformar rostos e corpos na ilusão de ser belo e jovem para sempre.
Não há como vencer a velhice, o máximo que pode ser feito e adiá-la por pouco tempo. O vigor físico, a exuberância na aparência e a saúde fatalmente serão afetados ao longo dos anos de existência. Juntamente com as limitações da velhice vem algo de inestimável valor: a sabedoria. Viver bem a juventude com certeza irá preparar as pessoas para apreciar a velhice. Os mais velhos precisam ser reconhecidos pelo que eles realmente são: fonte constante de inspiração.
Os cabelos brancos são um sinal de que o processo já começou. Mesmo disfarçando os fios de cabelo branco pintando-os de preto o corpo continuará mandando sinais de que já não é mais o mesmo.

Viver é algo absolutamente espetacular e, infelizmente, o tempo para desfrutar de tão precioso dom dura bem menos do que gostaríamos. Quando reconheceres que a juventude é passageira e que a velhice é também cheia de beleza estarás livre de certo tipo de opressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário