sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A noite de Natal

A época do Natal é a mais festiva do ano. Os nossos olhos contemplam lindos enfeites natalinos nas lojas, casas são enfeitadas com milhares de lâmpadas que ao anoitecer iluminam o ambiente de forma majestosa. É como se tudo estivesse refletindo uma luz dourada e encantadora. O número de pessoas nas ruas aumenta consideravelmente, pois é preciso comprar os presentes do final de ano. A correria é geral. São muitas coisas para se fazer e pouco tempo disponível.
Os programas de TV não cansam de mostrar reportagens sobre o movimento dos consumidores nas lojas. As donas de casa discutem sobre o cardápio da ceia. A expectativa da chegada de parentes distantes é enorme. Algumas famílias só se reúnem nas festas de final de ano. A alegria toma conta de todos. Até mesmo os filhos ingratos resolvem aparecer e proporcionar um pouco de alegria para os seus pais. O chamado “espírito natalino” realmente nos contagia. As crianças aguardam com muita ansiedade o dia 25 de dezembro, elas sabem que ganharão algum presente dos pais, tios, avós ou mesmo dos amigos da família. Nos programas de rádio podemos ouvir músicas com temas natalinos. A nossa caixa de e-mail fica repleta de mensagens especiais. Recebemos cartão de Natal dos amigos e familiares.
Para receber tantos convidados, alguns felizardos fazem uma reforma geral nas suas casas. É preciso que tudo esteja impecável. A casa precisa estar arrumada, a geladeira cheia e os presentes todos comprados. O pensamento geral é o de que precisamos renovar o guarda-roupa. Toda a família deve estar vestindo uma roupa novinha em folha, pois a ocasião merece.
Na véspera do Natal todos estão reunidos aguardando o momento exato para abrir o champanhe. Quando o relógio marca meia noite é hora de a euforia tomar conta de todos. Todos se abraçam, alguns choram de emoção. Ao olharmos para o céu ficamos maravilhados com os fogos de artifício que transformam a noite escura numa noite multicolorida.
É triste ter que admitir que aos poucos estejamos perdendo o real sentido do Natal. É maravilhoso estar ao lado de pessoas queridas, dar e receber presentes é muito prazeroso, comer bem é uma das coisas que mais nos alegram. O Natal não pode ser resumido apenas numa reunião social onde se come e bebe. O Natal existe para que possamos comemorar o nascimento do maior presente dado aos seres humanos. O nome desse presente é Jesus Cristo. Toda a festividade deve ser em sua homenagem. Ele deveria ser o grande nome da noite.
Quantas famílias ainda oram agradecendo a Deus pelo presente maravilhoso que Ele nos deu? Na hora da ceia realmente comemoramos o nascimento do Filho de Deus? Quando oferecemos um pouco dos nossos recursos e do nosso tempo em prol de ajudar alguém necessitado, estamos de fato comemorando o Natal.Certa vez, num programa de TV um repórter perguntou a uma senhora qual era o grande sonho da sua vida. A resposta daquela mulher foi surpreendente. Todo o sonho de uma vida se resumia em conseguir uma cama de solteiro para o seu filho dormir. Para muitas pessoas o valor de uma cama de solteiro é irrisório, muitos até tem uma guardada em algum cômodo da sua casa. Talvez você tenha um vizinho que irá passar a noite de Natal triste por que não tem dinheiro para comprar presentes e muito menos para preparar uma linda ceia. Se estiver ao seu alcance, ajude-o! O aniversariante do dia 25 de dezembro com certeza ficará muito feliz com o seu gesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário