terça-feira, 28 de junho de 2011

Presentes

Quem não gosta de ganhar presentes? A resposta é óbvia- todo mundo adora ser presenteado. O presente representa muito mais do que ganhar alguma coisa, pois ele é um símbolo de carinho e estima. É pena que nem todos podem dar-se ao luxo de dar ou mesmo receber presentes. Há uma grande barreira que para alguns é intransponível- a falta de dinheiro.
No Brasil há uma data comemorativa para quase tudo, logicamente que para cada uma delas a mídia não cansa de mostrar comerciais na TV, propagandas em revistas, sites, outdoors e também no rádio. O apelo é para comprar, comprar e comprar. Haja dinheiro para gastar tanto.
Você é convidado para o aniversário de alguém; um parente vai casar e o convidou para ser padrinho; é aniversário do seu casamento; é o dia das mães e ela não pode ficar sem um agrado; chá de bebê de uma colega; as festas de final de ano; dia das crianças; dia dos pais. A lista de presentes só tende a aumentar, é bom parar por aqui para não desanimá-lo ainda mais. Não falta oportunidade para presentear, o que falta mesmo é dinheiro.
Se a pessoa que vai ser presenteada for muito exigente, aí é que as coisas complicam. A lógica de alguns é: pessoas humildes presentes baratos, pessoas sofisticadas presentes caros. Há certa preocupação na escolha do que comprar, principalmente por causa dos poucos recursos disponíveis e da dificuldade de escolher o presente certo.
Talvez as crianças sejam as que mais aguardam com expectativa pelo dia de receber o tão sonhado presente. Para elas não importa tanto o valor do seu custo mais sim o ato de ganhá-lo. O jeitinho com que elas pedem pode derreter até o mais duro coração. Quem tem filhos sabe muito bem disso. As crianças ficam felizes e agradecidas por muito pouco. É muito fácil agradá-las.
Os pais não deveriam dar tudo o que a criança pede e nem negar a elas o prazer de receber um simples presente de vez em quando. O bom senso é sempre preferível.

O PRESENTE
A criança quer um presente
Mas não sabe o que pedir
Pensou em muitas coisas
Para enfim se decidir

Talvez uma boneca
Ou uma sandália novinha
Uma caixa de giz de cera
Um conjunto de canetinha?



Só havia um detalhe
Que ela nem notou
Do dinheiro do cofrinho
Uma moeda sobrou

Então foi pedir ao pai
Que queria passear
Só não falou do presente
Que desejava comprar

O pai na inocência
Saiu com a filha amada
Na porta de uma loja
A verdade foi revelada

Papai compra pra mim
Um presente especial
Eu queria a boneca
Que vi no comercial!

Com carinha de anjinho
O pedido foi pronunciado
O pai não resistiu
Ao lindo rosto rosado

Quando uma criança pede
É difícil resistir
Só não a atendemos
Se as condições não permitir

Nem sempre é possível
Atender ao seu pedido
Pois o objetivo maior
É livrá-la do perigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário