quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pai

Cada filho tem boas ou más lembranças de seu pai. Alguns pais foram bons e amorosos. Outros, infelizmente, foram violentos, abusivos ou rudes. Existem aqueles filhos que não conheceram seu pai ou, se o conheceram, foi pouca a convivência. O Dia dos Pais é um dia de lembranças, elas podem ser boas ou ruins. Para outros filhos, a data que deveria ser de comemoração e alegria, pode ter um significado diferente, ou seja, um momento de saudades, pois apesar destas pessoas terem tido um pai que foi muito amoroso, ele já faleceu.
Há um sentido especial neste Dia dos Pais para cada um de nós, mesmo para aqueles que sentem saudades, ou tristeza por que não tem boas memórias dos seus pais. Este é um momento para você lembrar que tem um pai que sempre lhe amou. Apesar das experiências que teve nesta vida, você tem um pai que nunca lhe abandonou. Você tem um pai que tem trabalhado e operado a seu favor mesmo antes do seu nascimento. Quer saber de quem estou falando? No final do texto você vai saber.
É importante destacar que cada pai está deixando marcas e construindo lembranças nos seus filhos. Como será que seus filhos se lembrarão de você? Que tipo de lembranças terão da convivência que tiveram contigo? Só os seus filhos é que poderão responder a estas perguntas daqui a alguns anos. A boa noticia é que sempre é possível se esforçar como pai, para produzir boas e memoráveis lembranças na vida dos filhos.
Para ser lembrado pelos filhos como bom pai é preciso ter cuidado com algumas atitudes:
· Como pai, você deve resistir à inclinação natural de dar coisas ou presentes como uma forma de compensar a ausência e envolvimento pessoal com a vida dos filhos.
· Evite como pai dar o melhor no trabalho e apenas o que sobrar em casa.
· Tenha o cuidado de ser um bom exemplo para os seus filhos os escutando e ensinando-os, ao invés de viver dando “sermões” sobre tudo que precisa mudar em suas vidas.
Com as exigências e responsabilidades cada vez maiores do trabalho, às vezes, um pai inocentemente tenta compensar as longas horas que ele passa ausente do lar com coisas materiais. Nem é preciso dizer que coisas não substituem a presença do pai, quando os filhos precisam dele, o pai tem que estar “lá”. Nas reuniões da escola, nas tarefas escolares, no jogo de futebol, nos primeiros passinhos, nas brincadeiras, no aconselhamento e em tantas outras coisas. Filhos tem necessidade da presença e da participação de seus pais em suas vidas.
O ser humano é limitado em vários aspectos. Todas as pessoas têm limites de energia, entusiasmo, ideias, humor e paixão pela vida. O trabalho é desgastante em todos os sentidos. Muitos pais usam toda a sua energia no trabalho, deixando quase nada para o final do dia. O resultado não poderia ser outro: esposas e filhos recebendo só os restos. Se você não reservar parte da sua energia e força para sua família, quando chegar ao final do dia, nada mais lhe restará além do cansaço e irritação. Até mesmo uma simples brincadeira dos filhos ou um comentário da esposa pode desencadear em você uma reação que magoará tanto a esposa como os filhos. Alguns pais chegam ao cúmulo de falar para os filhos: “Não me aborreça que estou cansado”. Um bom conselho é que se deve preservar o melhor para a família, isso inclui energia, entusiasmo, ideias, humor e paixão pela vida.
Todo homem deveria estar sempre pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Quando as coisas fogem do controle em casa, a tendência natural é esquecer-se de tudo, inclusive da razão. A ira tem partido muitos corações. Antes de se descontrolar com tanta facilidade, o pai deveria ser mais misericordioso com os filhos. Em hipótese alguma ele deveria aprovar os erros dos filhos, mas sim orientá-los no caminho em que devem seguir. O bom exemplo de um pai é de inestimável valor na vida dos filhos.
A tarefa de educar é árdua e muitas vezes parece não trazer nenhum resultado positivo, mas um verdadeiro pai nunca desanima mesmo diante dos maiores desafios. Parabenizamos todos os pais que com carinho e dedicação tem sido verdadeiros heróis para os seus filhos.
O pai que nunca abandona e que tem trabalhado e operado a seu favor mesmo antes do seu nascimento é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário