domingo, 4 de dezembro de 2011

Disfarça que lá vem ele

Há uma figura que causa verdadeiro pavor em muita gente. Ele é fonte constante de preocupação e tem o poder de dispersar as pessoas somente com a sua presença, quando se aproxima de um grupo conversando alguém logo fala baixinho para os outros: “Disfarça que lá vem ele”. Muitos já o conheceram pessoalmente, quem ainda não o conheceu fatalmente o conhecerá. Temido por muitos, odiado por outros e querido por poucos, alvo de críticas constantes, a maioria delas sem o seu conhecimento. Tem fama de ser durão e muito exigente. Nas organizações o seu papel é de grande importância, pois é ele quem administra pessoas e problemas. A sua função é muitas vezes ingrata, pois se a equipe consegue se destacar o seu trabalho é enaltecido, mas se fracassa é considerado o grande responsável. É alvo certo dos invejosos e das pessoas que não gostam muito de trabalhar. Algumas pessoas chegam a arquitetar um plano maquiavélico para tirá-lo do poder e assumir o seu papel.
A função é cobiçada por muitos, símbolo de status e ascensão social. Quem é essa figura que desperta tais reações nas pessoas? Leia a história abaixo e descubra.
Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada em lapidação de diamantes. Uma manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior. Disse que o avião que ele viajaria com destino à Rússia sofreria um acidente e, em consequência, todos os passageiros morreriam. Seu chefe, jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro pânico de aviões. Assustado com a informação do empregado decidiu cancelar o vôo.
Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que aquele avião caíra no mar e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes...! Imediatamente chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu efusivamente pelo aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma explicação, despediu-o da companhia.
O guarda não compreendeu porque tinha sido despedido depois de salvar a vida do seu chefe.
Pergunta:
- Por que o guarda foi mandado embora?
Resposta:
O empregado era guarda-noturno. Se ele teve um sonho à noite e contou logo pela manhã, é porque estava dormindo em serviço...!
Chefe é chefe...
Na mente de muita gente a ilustração acima revela com clareza o perfil da maioria dos chefes, mas isso não é bem verdade, pelo menos atualmente. Aquele chefe com fama de carrasco, exigente ao extremo, grosseiro no uso das palavras, adepto da coação como único meio de fazer a equipe desempenhar as suas funções e que nunca aceita opinião de ninguém está com os dias contados. As organizações exigem cada vez mais que os seus líderes dominem a arte de se relacionar bem com pessoas. O chefe continua tendo que atingir as metas estipuladas, ele ainda tem que resolver diariamente os problemas, mas também deve lembrar-se de que os seus colaboradores são o patrimônio mais valioso da organização.
Se você cumpre fielmente com as suas obrigações, se é uma pessoa responsável e comprometida com o trabalho, se procura aprimorar os seus conhecimentos na sua área de atuação, se trata a todos com cordialidade então você não tem com que se preocupar. Independente de quem seja o seu chefe você será bem sucedido no que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário