segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atitudes vencedoras

Quem é que não quer ter sucesso na vida? A resposta é óbvia, mas para aprender a ter sucesso, é preciso primeiro saber o que é sucesso. Muitas pessoas começam a fracassar quando faz do sucesso uma ilusão inatingível.
É bom que se diga que o sucesso de uma pessoa não é necessariamente sucesso para outra pessoa. Para o saudoso piloto Ayrton Senna, o sucesso era ganhar o campeonato mundial de fórmula 1. Já para um bombeiro seria salvar a vida de uma pessoa. Você é quem decide o que é sucesso para você.
O sucesso em certo sentido é relativo, ninguém é bem sucedido em tudo ou fracassado em tudo. Outra questão é o fato de que o sucesso para uns pode ser fracasso para outros. Ter um carro pode ser sinal de sucesso para quem não tinha nada, e sinal de fracasso para quem não conseguiu comprar um segundo carro. “Você é o melhor ‘ponto de referência’ de seu próprio sucesso."
O sucesso também é progressivo. Normalmente, ele não chega todo de uma vez. Ele é o resultado de um conjunto de boas consecuções, e por isso mesmo leva tempo e requer certa paciência. Você pode até ter alguns fracassos dentro de um período de tempo em que você foi bem sucedido no todo.
O sucesso é portátil, ou seja, você o leva para onde for. Ele não depende do ambiente ou do emprego que você tem, e sim das qualidades que você desenvolver em si.
Alguns passos são imprescindíveis para ser bem- sucedido. Se você estiver disposto a dar esses passos ficará maravilhado com os resultados. Que passos são esses? Confira abaixo.
Relacione-se bem com os outros – Saber tratar bem os diferentes tipos de pessoas é uma arte cada vez mais rara e valorizada na era da globalização. Se você estiver disposto a aprender a se relacionar com qualidade é você quem vai lucrar.
Desafie a você mesmo – Estabeleça metas específicas e mensuráveis e que sejam relevantes. Não se esqueça de impor limites de tempo a curto e médio prazo e fiscalize a execução do plano. Acredite no seu próprio potencial e surpreenda-se. O desafio é uma grande força a seu favor.
Perdoe a você mesmo - Nem sempre você vai conseguir alcançar todas as metas ou acertar nas metas propostas, quando isso acontecer perdoe-se quando errar e tenha coragem de começar outra vez, nunca pense em desistir mesmo que os seus planos inicialmente não alcancem o resultado esperado.
Procure resultados, não a perfeição - As pessoas de sucesso raramente são escravas do perfeccionismo. Em vez de considerar os erros como simples fracassos, aprenda com eles e faça melhor nas outras vezes. Os erros são muito úteis na busca pela melhoria contínua.
Arrisque-se – Saia da "zona de conforto e comodismo". Em alguns momentos específicos será preciso correr o risco de fracassar num grande empreendimento pessoal ou profissional. Faça dos fracassos seus degraus para o sucesso. Deixe o medo de lado, use o bom senso e arrisque-se!
Procure competir consigo mesmo e não com os outros - As pessoas bem sucedidas estão mais interessadas em melhorar seus próprios resultados que em competir com os outros. Em vez de ter medo que alguém seja superior a você, aceite a cooperação dele. Veja os outros como companheiros de equipe e não como rivais. Não tenha medo do sucesso dos outros, pelo contrário, se alegre com o sucesso alheio. Esteja aberto para aprender com os vencedores. Em equipe, todos crescem; isolados, todos ficam limitados.
Na mentalidade de muita gente o sucesso se resume a ter muito dinheiro, carros de luxo, roupas de grife e uma linda casa. Pessoas perdem a vida diariamente na busca incansável por esse tipo de sucesso que é efêmero.
Talvez você tenha uma profissão humilde, não tenha um carro novo, more numa casa simples e nem possua roupas caras. Se o sucesso é medido unicamente pelos bens materiais, você nunca poderá ser considerado uma pessoa de sucesso, mas o verdadeiro sucesso é bem mais do que isso. Se o sucesso é ter alegria no coração, independente das circunstâncias, se o sucesso é desfrutar de um casamento feliz; com diálogo, amor, respeito e fidelidade, se o sucesso é saber administrar o tempo entre a família, o trabalho e os estudos, com equilibro, se o sucesso é estar em paz consigo mesmo, com os outros e com Deus, então estamos diante do real sentido da palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário