sábado, 4 de agosto de 2012

Use com moderação


Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil fechou abril com quase 253 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, o que significa quase quatro chips para cada três pessoas. Há mais aparelhos celulares no país do que habitantes. O brasileiro adora um celular. Nas escolas é comum encontrar crianças com um aparelho celular ouvindo música, mandando mensagens ou mesmo jogando. Dentre tantos vícios, surgiu mais um, a dependência do celular.
É incrível como a tecnologia está cada vez mais frequente na vida de todos nós. Nem dá para imaginar como seria a nossa vida sem as maravilhas tecnológicas atuais. Infelizmente, nem sempre usufruímos de tantas facilidades com bom senso e moderação.
Há muitas histórias engraçadas, outras constrangedoras, tendo o celular como o personagem principal. Imagine que você está assistindo a um filme no escurinho do cinema. Numa cena empolgante do filme um celular começar a tocar incessantemente, a cada toque o som aumenta e com que ele a irritação de muitos cinéfilos. Quando você percebe aquela cena tão esperada já passou e você a perdeu enquanto brigava com o vizinho inconveniente que não conseguia desligar o aparelho celular. O filme acaba e muitas pessoas saem chateadas com alguém que não soube fazer bom uso da tecnologia.
Numa noite encantadora de domingo a igreja está lotada, pois está sendo feita a cerimônia de um casamento muito badalado. Os noivos estão no altar aguardando a tão esperada pergunta: “Você o aceita como legítimo (a) esposo (a)?” No momento em que o casal vai responder um celular começar a tocar: “Ai seu eu te pego, ai ai se eu te pego”. Vai ser difícil o líder religioso manter o clima de espiritualidade que o momento requer.
O uso indevido do celular pode acarretar até acidentes graves. Alguns motoristas ficam o tempo todo falando ao celular enquanto dirigem. Eles correm o sério risco de acabar se distraindo e com isso há uma chance concreta de colidirem com outro veículo ou mesmo com outro obstáculo qualquer.
O celular tem atrapalhado muito a vida dos professores, é comum estudantes não prestarem atenção nas aulas para ficar ouvindo música. Se o professor reclama ou toma uma medida mais drástica como tomar o aparelho a briga é certa.
É constrangedor estar conversando com alguém e no meio do bate papo a pessoa simplesmente vira as costas e sai para atender uma chamada no celular sem ao menos pedir licença.
Normalmente no meio de qualquer reunião sempre toca algum celular atrapalhando a concentração de todos. O pior é que às vezes a pessoa deixa o celular tocar algumas vezes antes de tomar uma decisão. Por que após o primeiro toque a pessoa já não o atende ou desliga?
Há alguns dias fui até a cidade de Dourados para uma consulta no Hospital Evangélico. Os corredores estavam lotados de pacientes aguardando a chegada dos médicos para começar o atendimento. De repente começamos a ouvir um choro de cachorro, as pessoas olharam surpresas umas para as outras, todo mundo tentando encontrar o cãozinho que podia estar escondido embaixo de alguma cadeira. Uma senhora que estava ao meu lado me perguntou: “Você está ouvindo o choro de cãozinho?” Balancei a cabeça afirmativamente.
O que um animal estaria fazendo dentro do ambulatório de um hospital? Por que os funcionários deixaram entrar um cão no interior do prédio? O mistério foi revelado quando olhamos para um senhor que estava sentado bem próximo. O choro do bichinho nada mais era do que o toque do seu celular. Foi impossível conter o riso que contagiou a quase todos. O único que não achou graça foi o homem idoso dono do celular. Ele ficou vermelho de vergonha ao perceber que todos estavam rindo daquele toque de celular tão inusitado.
Continue usando o seu telefone celular, mas com bom senso e moderação. Em certos locais e em algumas situações o melhor mesmo é desligá-lo ou deixar no silencioso. Fazendo isso, você certamente evitará se envolver em muitas situações embaraçosas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário