terça-feira, 2 de março de 2010

Pressupostos

Algumas palavras da lingua portuguesa são totalmente desconhecidas da maioria dos brasileiros. Estava lendo um texto quando deparei-me com uma palavra diferente. Fiz uma pesquisa e descobri o seu significado. A palavra em questão é: pressuposto. Achei o seu siginificado muito interessante, por isso, partilho com você o que descobri. Perdoe-me pela falta da fonte. O texto abaixo não é de minha autoria. Boa leitura!
'' É indiscutível que a escola é o lugar privilegiado para auxiliar os alunos na leitura de pressupostos. Mas, o que são pressupostos? Veja-se o seguinte exemplo prático: “Ademir parou de beber.” Para se aceitar o fato de Ademir ter deixado de beber, toma-se, como verdadeira, outra informação que, embora não dita na frase, é logicamente pressuposta pelo verbo parar de, ou seja, se Ademir parou de beber, é porque antes ele bebia. Por outro lado, a informação deixa de ser válida se Ademir nunca bebeu. Dessa feita, o Novo Dicionário Aurélio (Ferreira, 1986) assim define pressuposto: “circunstância ou fato considerado como antecedente necessário a outro.”
De forma mais abrangente, Ilari e Geraldi (1994: 90) explicam que a pressuposição é um “conteúdo implícito, sistematicamente associado ao sentido de uma oração, tal que a oração só pode ser verdadeira ou falsa se o conteúdo em questão for reconhecido como verdadeiro”.No exemplo citado acima, percebe-se que a pressuposição lógica ou semântica é parte do conhecimento partilhado pelo falante e pelo ouvinte. Assim, diz-se que sua noção é relacionada ao sentido das palavras inscritas no enunciado, mas também, como diz Cançado (2005: 27-28), “a um conhecimento prévio, extralingüístico, que o falante e o ouvinte têm em comum”; portanto, de acordo com a autora , “pode-se dizer que a pressuposição é uma noção semântico-pragmática.” Dessa feita, o conteúdo pressuposto “Ademir bebia antes”, já que conhecido pelos interlocutores para ser proferido, não é afetado, permanece inalterado quando esse enunciado é negado, ou é colocado em forma de interrogativa, ou mesmo como uma condicional (suposição) antecedendo outra sentença: a) Ademir parou de beber; b) Ademir não parou de beber; c) Ademir parou de beber?; d) Se Ademir parou de beber, sua esposa deve estar contente. O pressuposto, pois, faz sentido em qualquer uma dessas situações, ainda que modifiquemos sua forma sintática.Ao analisar as relações de sentido em enunciados, algumas palavras ou expressões introduzem pressuposição.
Entre os indicadores lingüísticos de pressuposição, podem-se citar certos adjetivos ou palavras similares modificadoras do substantivo, verbos que indicam mudança ou permanência de estado, advérbios, orações adjetivas e conjunções, os quais, ao serem identificados, contribuem para uma leitura mais aprofundada do texto. Quando se diz, por exemplo, “Freqüentei as aulas de pintura, mas aprendi algumas coisas.” o falante transmite duas informações de maneira explícita: a) que ele freqüentou as aulas de pintura; b) que ele aprendeu algumas coisas. Ao ligar essas duas informações com um mas, comunica também, de modo implícito, sua crítica às aulas de pintura, pois passa a transmitir a idéia de que pouco se aprende nessas aulas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário