quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sinal vermelho

Apesar da exaltação popular e do reconhecimento por parte das autoridades, muitas pessoas o ignoram totalmente. Ele já salvou inúmeras vidas. Trabalha sem remuneração 24 horas por dia e sem descanso para o almoço. Quem gostaria de trabalhar dessa maneira? As crianças em idade escolar logo aprendem que sem ele as grandes cidades virariam um verdadeiro caos. Apesar de todos os seus benefícios, o nosso amigo não é muito popular, principalmente para os mais apressadinhos.
O semáforo (também conhecido popularmente como farol) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos
e de pedestres nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza uma linguagem muito simples. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. Cada cor tem uma função específica:
verde - indica que o cruzamento está livre para passagem;
amarela - indica que a passagem está prestes a ser fechada (em geral só se usa para tráfego de veículos)
vermelha - indica que a passagem pelo cruzamento está momentaneamente impedida.
A função do amarelo é indicar atenção, devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo para os veículos que vêm atrás. O vermelho representa uma cor de aviso, alarme ou perigo já o sinal verde, além de indicar que o cruzamento está livre, também representa a liberdade de ir e vir sem nenhuma barreira, é a concretização do sonho de muitos- estar sempre na frente, nem que seja apenas no trânsito. Até parece ser algum tipo de compensação psicológica, onde o indivíduo frustrado por não conseguir se destacar em alguma área da sua vida faz uso das vias para fazer ultrapassagens e estar sempre na frente dos outros. Estar a trás de outro veículo gera desconforto e irritação para muitos motoristas.
Algumas observações precisam ser feitas. A confiança no sinal verde é tamanha que pessoas colocam a suas vidas em risco achando que todos respeitarão o seu principal companheiro- o sinal vermelho, apesar de o sinal indicar que podemos seguir em frente é preciso estar alerta, pois nem todos respeitam a sinalização. Quando a luz colorida do semáforo está vermelha é preciso ficar literalmente parado ou correr o risco de se envolver num acidente. Na pior das hipóteses pode-se matar alguém ou morrer.
Diante do sinal vermelho é possível perceber o desconforto de muitos motoristas. Os mais ousados dão apenas uma olhadinha para os lados e cruzam a via, outros ficam com o pé no acelerador, como se estivesse numa largada de corrida da Fórmula 1. Quando o sinal muda de cor e libera a passagem é uma verdadeira disparada, como se fosse uma tropa de cavalos correndo descontrolados. O motorista que sai tranquilamente com o seu veículo recebe uma buzinada dos colegas de volante que estão atrás. O fato é que quase ninguém quer esperar, nem que seja por apenas alguns segundos. A frase é clássica: “Estou com pressa”.
O desrespeito às leis de trânsito é uma das principais causas de acidentes no Brasil. Muitas vidas seriam poupadas se o cidadão apenas agisse com mais responsabilidade. Os valores exorbitantes gastos pelos cofres públicos com o tratamento das vítimas de acidentes poderiam ser investidos em outras áreas de caráter social. Normalmente, a recuperação de uma pessoa acidentada é lenta e muito dispendiosa. Não é só a pessoa que sofre, toda a família sofre junto, além disso, há o fato de que uma pessoa afastada do seu trabalho deixa de contribuir para o crescimento do nosso país.
Um veículo super potente nos dá a falsa impressão de que estamos totalmente seguros. Na verdade, a única coisa que pode evitar os temíveis acidentes é dirigir respeitando às leis de trânsito. Lembre-se, diante do sinal vermelho, não ultrapasse. Valorize a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário