segunda-feira, 18 de julho de 2011

Aniversário de Ponta Porã


Parabéns Ponta Porã

No ano de 1912, no dia 18 de julho, foi criado o Município de Ponta Porã. Em 1913, foi instalado o Município de Ponta Porã e toma posse seu primeiro Prefeito, o senhor Ponciano de Matos Pereira. Desde então, muita coisa mudou. A cidade se desenvolveu e atualmente conta com uma população de aproximadamente 78 mil habitantes, conforme dados do último censo do IBGE. A Princesinha dos Ervais merece a minha singela homenagem, pois foi aqui que construí a minha vida. Trago viva na memória parte da infância vivida no município da fronteira.
Não sei bem as razões que levaram os meus pais a se mudarem para Ponta Porã. O fato é que no ano de 1981 cheguei pela primeira vez a esta terra querida. Ainda consigo me lembrar com detalhes da nossa chegada ao bairro Jardim Aeroporto. Fomos morar na Rua Aeroporto Internacional. O caminhão descarregou a mudança e junto com ela os sonhos de uma vida melhor. A rua da minha nova casa era dividida por um enorme buraco. É claro que adorei a geografia do local, pois naquele buraco pude brincar muito com os novos amiguinhos que fiz. A casa era muito simples, assim como a nossa vida. Apesar das sérias dificuldades financeiras da família, me divertia muito. Mesmo sem ter brinquedos, assim como outras crianças da rua, usávamos toda a nossa criatividade para descobrir novas formas de se divertir. A casa onde morei ainda existe, ela está exatamente igual ao que era no passado. Toda vez que a vejo é como se um filme antigo passasse diante dos meus olhos.
O meu pai transportava trabalhadores da antiga Fazenda Itamaraty para fazer compras em Ponta Porã. Fizemos muitas viagens cheias de aventuras pelas ruas empoeiradas da região de fronteira. Num belo dia, meu pai me chamou e disse que iríamos passear. O carro velho da família estava quebrado, por isso, pensei que fossemos ir de ônibus. Fiquei surpreso e eufórico ao saber que faria a minha primeira viagem de trem. Ao chegar à estação ferroviária fiquei absolutamente encantado com o “monstro de ferro” que se aproximava. Foi a melhor viagem que fiz na vida. O som barulhento do trem soava como música para um menino que amava novas aventuras.
Por causa de um problema de saúde do meu irmão, tivemos que nos mudar para São Paulo. Quando deixei a cidade aos 11 anos de idade fui de trem. O trem saiu de Ponta Porã com destino a Santo André-SP. Faz 25 anos, mas ainda me alegro ao lembrar-me daquela inesquecível viagem. Foram três longos dias dentro daquele saudoso trem. No local da antiga estação ferroviária, atualmente está instalada a FUNCESPP- Fundação de Esporte e Cultura de Ponta Porã. Mesmo sem saber, eu estava fazendo parte da história da cidade. Ao contar para as pessoas que viajei de trem para São Paulo elas se surpreendem ao saber que no passado o nosso solo já recebeu os trilhos que tanto desenvolvimento trouxe para a região.
O meu programa favorito aos domingos era ir assistir televisão na praçinha da Prefeitura Municipal. Havia até uma espécie de arquibancada onde nos sentávamos para apreciar as imagens que saiam daquela fantástica caixa. A pracinha ficava lotada de gente. Era um encanto apreciar toda aquela beleza, inclusive as piscinas cheias de uma água transparente que fazia tão bem aos olhos. A minha vontade era de mergulhar naquelas águas tão convidativas, mas os meus pais diziam que era proibido se refrescar ali. As ruas da região central eram pouco movimentadas. O movimento maior era no comércio no centro. As pessoas usavam muito a bicicleta como meio de transporte.
Após alguns anos morando em São Paulo, uma série de circunstâncias me levou a voltar. Posso afirmar com convicção que Ponta Porã é um lugar tranquilo para se viver, desde que não nos envolvemos com a criminalidade. A esmagadora maioria da população é honesta e trabalhadora. A cidade não merece a fama tão negativa que tem no resto do país, pois há muitas coisas boas para se apreciar. Logicamente que temos muitos problemas, mas qual cidade não tem? O crescimento da cidade trouxe novos desafios para o poder público. Apesar dos problemas existentes, a imagem que tenho da minha querida Ponta Porã é a melhor possível. Aqui fiz muitos amigos, constitui família e, quem diria, acabei me tornando escritor.
A cidade passou por grandes mudanças. O desenvolvimento econômico é uma realidade cada vez mais presente. Ainda me surpreendo ao ver tantos veículos transitando pela cidade. Em alguns horários é praticamente impossível encontrar vaga para estacionar. Os turistas estão por toda parte. Novas obras estão em construção e com elas mais qualidade de vida para os moradores. O setor imobiliário cresce vertiginosamente. A cidade está cada vez mais bela e aconchegante.
Parabéns Ponta Porã por mais um aniversário. Que Deus continue abençoando ricamente o nosso amado povo bem como os seus governantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário