sábado, 3 de setembro de 2011

Notícia falsa

O boato nada mais é do uma história ou notícia que se divulga sobre alguém ou algo, sem que se confirme sua origem ou veracidade. É triste constatar que há muitas pessoas que inventa um boato apenas para ver “o circo pegar fogo”. Tem gente que não inventa o boato por maldade, mas vê algo de forma distorcida e divulga o fato dessa forma. Veja os exemplos abaixo.
Uma velhinha que costumava fazer compras toda semana na feira, perguntou ao vendedor de legumes quanto custava o quilo de tal mercadoria que a mesma desejava e, assim que ele disse o preço ela gritou: "é um assalto...um assalto", surpresa por achar o preço dos legumes alto demais. Logo um rapaz que ouviu a velhinha gritando, passou a bola pra frente sem saber ao certo o que era realmente e disse: "tem um assaltante aqui na feira", nisso o corre-corre dos transeuntes foi geral.
Um pastor ouviu os gritos de socorro da esposa que corria desesperada pelo quintal da casa. Rapidamente, pegou uma toalha e desferiu alguns golpes na cabeça dela. A mulher gritava cada vez mais e o pastor no seu encalço. Uma vizinha vendo a cena ficou horrorizada. Sem demorar muito, pegou o telefone e ligou para as amigas. A conversa foi a seguinte: “Você não sabe da maior! O pastor está espancando impiedosamente a esposa com golpes de toalha. Que horror!” E depois ainda diz que é um homem de Deus!
A notícia se espalhou rapidamente pela vizinhança. Antes mesmo que o homem pudesse se explicar toda a vizinhança já o havia condenado. Com muita dificuldade, a esposa do pastor conseguiu desfazer o mal entendido. O que de fato aconteceu foi que a mulher foi atacada por abelhas e o esposo tentou apenas ajudá-la espantando-as com uma toalha.
Com o advento da internet os boatos tomaram uma proporção enorme. Sempre tem aquele que inventa o boato e aquele que acredita e se torna o espalhador do fato inventado. Normalmente, os boatos causam muito constrangimento numa comunidade, numa cidade, causando pavor por uma coisa que nem ao menos existe de verdade. Alguns boatos acabam se tornando em lendas urbanas.
Em Sanga Puitã, distrito de Ponta Porã, aconteceu um boato absurdo e muito engraçado. Fui visitar um idoso muito alegre e de bem com a vida. A conversa estava animada. O senhor passou a narrar o que havia acontecido com ele. Um belo dia, caminhando em direção a sua casa notou algo estranho, na frente da casa havia uma grande quantidade de pessoas, carros, motos e bicicletas. Sem saber o que é que estava acontecendo, o ancião se aproximou com certa preocupação. O que estaria acontecendo para reunir tanta gente? Apesar de estar meio receoso, tomou coragem e perguntou para uma pessoa que estava por ali: “O que é que está acontecendo aqui?” A resposta foi surpreendente. Um idoso havia morrido e todas aquelas pessoas estavam esperando a chegada do corpo para iniciar o velório. Ao ouvir isso o senhor começou a rir, pois o único homem que morava naquela casa era ele. Alguém soltou o boato, outro divulgou e a notícia se espalhou de tal forma que muitos se reuniram para velar um homem que estava vivo. Imagine você chegar a sua casa e se deparar com os seus amigos e familiares que vieram prestar-lhe uma última homenagem, alguns chorando, outros consolando, todos na certeza de que você morreu e o único que não sabe disso é você.
Não acredite em tudo o que você lê na internet, não acredite em tudo o que você pensa que viu ou ouviu. Antes de divulgar uma notícia certifique-se da sua veracidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário