quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Enfrente a ventania!

No momento, a nossa vida pode estar tranquila e estável, mas repentinamente tudo pode mudar mais rápido do que gostaríamos. A brisa suave de hoje pode sumir de repente e no seu lugar pode surgir uma temível ventania. Como seria bom se os ventos que sopram na nossa vida fossem sempre tranquilos e refrescantes, infelizmente nem sempre isso acontece. A boa noticia e que muitas tempestades podem ser previstas e os danos causados por elas também. Para algumas pessoas o estrago causado por uma fase tumultuada e maior do que para outras. Apesar de não podermos controlar a força dos ventos há algo que podemos fazer. Na verdade, o que diferencia o sucesso do fracasso e a atitude de cada um diante de forças que estão muito alem da compreensão humana. O segredo e se preparar bem para os dias de tormenta e desfrutar com euforia dos dias de calmaria.

Obviamente que não há uma resposta pronta para todas as situações. Cada fase da vida trás as suas próprias particularidades. O que não podemos fazer e viver na apatia, esperando que algum milagre aconteça sem que tenhamos que fazer absolutamente nada.

Os mais fortes enfrentam os ventos com coragem e muita perseverança já os mais fracos desistem com facilidade por não terem forças suficientes para continuar lutando. Tanto os mais fortes como os mais frágeis precisam pensar num conjunto de ações caso as coisas saiam do controle. Manter a tranquilidade em meio ao vendaval não e tarefa das mais fáceis, mas também não e impossível. Se muitas pessoas conseguem então e algo possível de se conseguir.

Conta-se que, alguns anos atrás, um fazendeiro possuía terras ao longo do litoral do Atlântico. Ele constantemente anunciava estar precisando de empregados. A maioria das pessoas estava pouco disposta a trabalhar em fazendas ao longo do Atlântico. Temiam as horrorosas tempestades que variam aquela região, fazendo estragos nas construções e nas plantações.

Procurando por novos empregados, ele recebia muitas recusas. Finalmente, um homem baixo e magro, de meia-idade, se aproximou do fazendeiro.

- Você e um bom lavrador – perguntou o fazendeiro.

-Bem, eu posso dormir enquanto os ventos sopram – respondeu o pequeno homem.

Embora confuso com a resposta, o fazendeiro- desesperado por ajuda- o empregou. O pequeno homem trabalhou bem ao redor da fazenda, mantendo-se ocupado do alvorecer ate o anoitecer, e o fazendeiro estava satisfeito com o trabalho do homem.

Então, uma noite, o vento uivou ruidosamente. O fazendeiro pulou da cama, agarrou um lampião e correu ate o alojamento dos empregados sacudiu o pequeno homem e gritou.

-Levanta! Uma tempestade esta chegando! Amarre as coisas antes que sejam arrastadas!

O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente.

-Não senhor. Eu lhe falei, eu posso dormir enquanto os ventos sopram.

Enfurecido pela resposta, o fazendeiro foi tentado a despedi-lo imediatamente. Todavia, em vez disso, ele saiu rapidamente e foi preparar o terreno para a tempestade; do empregado, trataria depois. Mas, para seu assombro, ele descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo. As vacas estavam bem protegidas no celeiro, os frangos nos viveiros, e todas as portas muito bem travadas; as janelas estavam bem fechadas e seguras. Tudo foi amarrado. Nada poderia ser arrastado. O fazendeiro então entendeu que o seu empregado quis dizer: ele sabia se preparar para os desafios que os ventos representavam. Tranquilo retornou para sua cama para também dormir enquanto o vento soprava.

Podemos ser como o fazendeiro, ou seja, despreparados, temerosos e tentando resolver todos os problemas na ultima hora, ou podemos ser como o empregado da fazenda que cuidou de tudo antecipadamente. As dificuldades chegaram, mas ele estava seguro de que no final tudo daria certo. O empregado foi capaz de dormir em meio ao barulho do vento. E um caso em que o mais fraco materialmente foi o mais forte em sabedoria.

Se a sua vida atualmente esta envolta por uma tempestade não se desespere, a fase ruim vai passar e com ela o medo e o desespero. Não seja você mesmo o agente causador da tempestade através de algumas escolhas ruins. Prepare-se e durma tranquilo mesmo diante das adversidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário