quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O contador de histórias

Uma das tarefas mais difíceis para um homem é a de ser pai. Qualquer um pode ter um filho, mas nem todos desenvolvem a habilidade de ser pai. Atualmente, filhos são concebidos de forma totalmente irresponsável. Quantos bebês nascem como fruto de uma noite de balada repleta de bebidas e drogas? Quantas mulheres engravidam sem ao menos saber o nome do pai do seu futuro filho? Quantos filhos vivem na tristeza de não ter alguém para chamar de pai? Não é de se estranhar o resultado de tamanha irresponsabilidade. A cada dia cresce o numero de crianças abandonadas à própria sorte. E o que falar do adultério e das suas terríveis consequências para o desenvolvimento saudável de uma criança? As necessidades dos pequenos são deixadas em último plano, tudo por causa de uma simples aventura amorosa.


A família tradicional composta por pai, mãe e filhos vivendo todos num mesmo lar já não é mais o sonho de muitas pessoas. Apesar dessa triste realidade nem tudo está perdido. Há ainda muitos pais que dedicam a vida para amar as suas famílias. O amor pelos filhos ainda é a principal motivação para muitos homens.

Como não se emocionar diante de um rostinho angelical dizendo que nos ama? Como ficar indiferente diante de uma criança pedindo colo e carinho?

Aquele que é pai, no sentido pleno da palavra, sempre estará disposto a se sacrificar para suprir as necessidades físicas e emocionais dos seus filhos. As crianças precisam ser protegidas dos inúmeros perigos que as cercam. Obviamente que o que elas mais querem é de um pouco de atenção. Nenhum presente, por mais caro que seja, conseguirá substituir a presença paterna. Se você é pai com certeza já ouviu a seguintes perguntas: Brinca um pouco comigo? Conta pra mim uma história?

Nenhum pai deveria dizer para os seus filhos: Agora não! Não vê que estou ocupado! Não me aborreça!

A desculpa da falta de tempo só revela que as prioridades precisam ser urgentemente revistas. Os filhos crescem mais rápido do que gostaríamos. O dia se aproxima no qual você vai querer estar mais perto deles e eles vão ter outras prioridades. Pode ser que a sua companhia já não importe mais e só lhe restará um arrependimento tardio. Hoje é o dia de rever a sua atitude em relação aos seus filhos. Ainda a tempo de concertar muitas coisas no relacionamento familiar. Se for necessário, haja como um homem de verdade e peça perdão pelos seus erros. Ao agir dessa forma você estará demostrando força e não fraqueza de caráter.

Se os seus filhos ainda são pequenos experimente contar lhes histórias infantis. Eles irão adorar. A cada noite conte uma diferente. Dependendo da sua criatividade esse momento pode ser o mais legal do dia para a criança. Agora, se o seu filho já for maior a dica é passar um tempo juntos fazendo as coisas que ele mais aprecia. Independentemente da idade o filho aprecia muito a atenção dada pelo pai. Não se preocupe em dar um sermão, apenas se preocupe em estar ao lado dele.

O pai é um exímio contador de histórias. A sua experiência de vida é rica em ensinamentos. Conforme a necessidade de aprendizado do filho o pai tem sempre na lembrança uma história apropriada para contar.

Tenha a plena certeza de que você é plenamente capaz de fazer a diferença na vida dos seus filhos, talvez o que esteja faltando é a vontade de agir de forma diferente do que a habitual. Ainda bem que hoje você tem uma nova chance de recomeçar. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário