quarta-feira, 30 de junho de 2010

O marketing na ECT

A empresa em que trabalho é uma das maiores do Brasil, com mais de 100.000 funcionários. A ECT-Empresa de Correios e Telégrafos está em todo o território nacional. Penso que o marketing é bem explorado pela organização. O nome Correios é muito conhecido por toda a população. No momento há uma campanha na mídia sobre o serviço de Sedex intitulado “Parece mágica, mas é Sedex”, além disso, a empresa patrocina vários esportes, alguns deles com destaque a nível mundial. A mídia eletrônica é outro item muito bem explorado, o site oficial dos Correios recebe milhares de visitas diariamente. A marca Correios é forte e sólida no mercado. Gostaria de destacar que a empresa detém o monopólio postal, com isso, alguns produtos e serviços são exclusivos, ou seja, somente a ECT pode explorá-los. Apesar de seu gigantismo e dos milhões de reais gastos em propaganda e desenvolvimentos de novos serviços, acredito que há ainda o que melhorar. O marketing poderia explorar com mais ênfase, aquilo que é o símbolo dos Correios- o carteiro. Esse profissional é reconhecidamente um dos mais queridos e respeitados. Há poucos tempo foi divulgada uma pesquisa que constatou que a profissão de carteiro é a segunda com maior credibilidade do país. Esses profissionais poderiam ser usados para descobrir junto à população, quais as suas necessidades em relação ao serviço postal. O carteiro visita todas as residências do país, as possibilidades de gerar receita para a empresa através das vendas feitas por seu intermédio é enorme. O setor de marketing da empresa tem em suas mãos uma “grande arma” que não está sendo explorada como deveria. A população desconhece muitos produtos e serviços oferecidos pela ECT, a área de marketing poderia criar uma campanha nacional utilizando o carteiro como ferramenta de divulgação dos seus serviços. A ECT é uma empresa pública que visa o lucro. Ela se mantém com recursos próprios. O foco principal da organização é buscar meios de alavancar as suas vendas. O marketing é um instrumento poderoso a disposição da empresa para alcançar os seus objetivos.

terça-feira, 29 de junho de 2010

A solidão da presença

Vivemos na era dos relacionamentos virtuais, a internet trouxe inovações tais como: MSN,Orkut, Facebook, twitter entre outros. Mesmo tendo a oportunidade de fazer amizade com pessoas do mundo inteiro, nunca na história nos sentimos tão sozinhos. Estamos cercados de pessoas por todos os lados, mas a solidão fere o coração de milhões de pessoas. O chamado vazio existencial é algo cada vez mais presente na vida de muitos.
O poeta medieval metafísico John Donne escreveu: "Nenhum homem é uma ilha, bastando a si mesmo; todo homem é um pedaço do continente,parte da terra firme". Somos seres sociais. Não fomos criados para viver no isolamento.
A história que passo a relatar exemplifica muito bem o sentimento de milhares de pessoas.
" Ela costumava ligar o rádio à noite, assim que o programa terminava, ... a fim de ouvir uma voz humana a lhe desejar boa noite. Ela trabalhava como secretária. ...Muitas visitas de todo o país iam ver[ seu chefe], mas no escritório eles só falavam de negócios. Nunca havia uma palavra dirigida a ela como pessoa. Quem era ela, de que maneira ela, uma estrangeira, fora para Genebra depois de muitos altos e baixos, as tristezas que ainda a pertubavam profundamente- ninguém se importava com essas coisas. Seu trabalho era apreciado, e ela recebia toda cortesia, mas, para todos os intentos e propósitos, ela permanecia só.
Ela vivia em um daqueles grandes edifícios modernos, com incontáveis apartamentos de um quarto, onde os ruídos dos vizinhos vinham de todos os lados. Não conhecia nenhum daqueles vizinhos com quem se esfregava diariamente os ombros no elevador, e eles não a conheciam. Ela não tinha nenhum amigo íntimo. Seu quarto estava no mesmo edifício em que trabalhava. Ela raramente saía por qualquer motivo, com exceção de apressadas saídas para compras. Antes de adormecer, ela ligava o rádio, '... e então, nós lhe oferecemos um muito agradável boa-noite!' Era um voz humana, falando com ela"( Escape From Loneliness, p.13).

sábado, 26 de junho de 2010

"O milagre da canção de um irmão"

Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael, com três anos de idade, a se preparar para a chegada.
Os exames mostraram que era uma menina, e todos os dias Michael cantava perto da barriga de sua mãe. Ele já amava a sua irmãzinha antes mesmo dela nascer.
A gravidez se desenvolveu normalmente. No tempo certo, vieram as contrações. Primeiro, a cada cinco minutos; depois a cada três; então, a cada minuto uma contração.
Entretanto, surgiram algumas complicações e o trabalho de parto de Karen demorou horas. Todos discutiam a necessidade provável de uma cesariana. Até que, enfim, depois de muito tempo, a irmãzinha de Michael nasceu. Só que ela estava muito mal.
Com a sirene no último volume, a ambulância levou a recém-nascida para a UTI neonatal do Hospital Saint Mary.
Os dias passaram. A menininha piorava. O médico disse aos pais: Preparem-se para o pior. Há poucas esperanças".
Karen e seu marido começaram, então, os preparativos para o funeral.
Alguns dias atrás estavam arrumando o quarto para esperar pelo novo bebê. Hoje, os planos eram outros.
Enquanto isso, Michael todos os dias pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmãzinha. "Eu quero cantar pra ela", ele dizia.
A segunda semana de UTI entrou e esperava-se que o bebê não sobrevivesse até o final dela.
Michael continuava insistindo com seus pais para que o deixassem cantar para sua irmã, mas crianças não eram permitidas na UTI. Entretanto, Karen decidiu, ela levaria Michael ao hospital de qualquer jeito. Ele ainda não tinha visto a irmã e, se não fosse hoje, talvez não a visse viva.
Ela vestiu Michael com uma roupa um pouco maior, para disfarçar a idade e rumou para o hospital. A enfermeira não permitiu que ele entrasse e exigiu que ela o retirasse dali. Mas Karen insistiu: "Ele não irá embora até que veja a sua irmãzinha!”
Ela levou Michael até a incubadora. Ele olhou para aquela trouxinha de gente que perdia a batalha pela vida. Depois de alguns segundos olhando, ele começou a cantar: "Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro..."
Nesse momento, o bebê pareceu reagir. A pulsação começou a baixar e se estabilizou. Karen encorajou Michael a continuar cantando. "Você não sabe, querida, quanto eu te amo. Por favor, não leve o meu sol embora..."
Enquanto Michael cantava, a respiração difícil do bebê foi se tornando suave. "Continue, querido!", pediu Karen, emocionada. "Outra noite, querida, eu sonhei que você estava em meus braços..." O bebê começou a relaxar. "Cante mais um pouco, Michael". A enfermeira começou a chorar.
"Você é o meu sol, o meu único sol. Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro... Por favor, não leve o meu sol embora..." No dia seguinte, a irmã de Michael já tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa. O Woman's Day Magazine chamou essa história de "O milagre da canção de um irmão".

sexta-feira, 25 de junho de 2010

100 anos de vírgula

Sobre a Vírgula (campanha dos 100 anos da ABI - Associação Brasileira de Imprensa)
Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere...

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
Onde deve ser colocada a vírgula?
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO A SUA PROCURA.

* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...
Fonte:http://criacionista.blogspot.com/

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cheiro de macarrão

Trabalhar como carteiro é uma grande aventura. Acontecem coisas inusitadas, situações cômicas.
Certo dia, eu estava terminando a entrega na parte da manhã, já era hora do almoço, como só havia uma carta registrada para ser entregue no bairro, resolvi visitar a última residência. Parei a moto em frente da casa e apertei a buzina. Um rapaz saiu com um prato de comida na mão. Cheguei bem na hora em que ele estava almoçando. Expliquei a ele que precisava da sua assinatura para entregar a correspondência. O rapaz perguntou se era possível deixar o seu prato em cima do baú da moto enquanto ele assinava a lista de registro e o AR ( aviso de recebimento). Após destacar o AR e entregar a carta, saí do local, foi quando senti alguma coisa escorrendo pelas minhas costas. Achei estranho, ao olhar para trás foi que percebi que o prato cheio de macarrão tinha grudado nas minhas costas, com o movimento da moto, ele caiu e ficou preso. O rapaz percebeu que tinha esquecido o seu almoço em cima do baú da moto. Ao sair da casa em minha direção, ele começou a rir e me disse: “Carteiro! devolve o meu almoço”. Toda a macarronada ficou no asfalto, a única coisa que sobrou foi o garfo e o prato. A minha camisa ficou toda suja de molho de macarrão. Ainda bem que estava na hora do almoço, por isso, não precisei continuar trabalhando com cheiro de macarrão. Acho que poderia me desconcentrar com aquele delicioso cheiro.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Estudo de caso- Sabão em pó Ariel

Com base no estudo de caso, descrevo e comento abaixo as ferramentas de marketing utilizadas pela Procter & Gamble no lançamento do sabão em pó Ariel
Pesquisa de mercado
A Procter & Gamble encomendou uma pesquisa para conhecer melhor a consumidora e os seus hábitos na lavagem de roupa. Foi constatado que a marca de sabão em pó Ariel atenderia com sucesso as necessidades das brasileiras. A maior parte das consumidoras não fazia a lavagem da roupa de forma totalmente automática, ou seja, algumas etapas eram feitas manualmente, gastando um tempo excessivo. O sabão em pó Ariel tornaria todo o processo de lavagem de roupa mais rápido e com excelentes resultados.
Estratégia de lançamento do produto
O plano desenvolvido envolvia 3 objetivos básicos:
· Gerar conhecimento da marca
· Gerar experimentação do produto
· Gerar mudança de hábitos
A empresa criou um plano de amostragem de Ariel na Região Sul (mercado teste). A idéia era mostrar para a consumidora a qualidade superior do produto. Para o lançamento nacional, foi desenvolvida uma estratégia de distribuição de amostras.
Embalagem
Foi desenvolvida uma embalagem metalizada para o produto com 1 kg. Essa embalagem é inovadora no mercado de sabão em pó, além disso, essa embalagem é muito superior as convencionais. Essa inovação trouxe um importante diferencial competitivo. O produto exposto nas gôndolas despertava o interesse da consumidora.
Produto
Outra inovação foi o desenvolvimento de um novo produto- Ariel Máquina Frontal. Esse produto foi idealizado para máquinas com abertura frontal. Essas máquinas exigem um sabão em pó com características diferentes. É importante frisar que esse tipo de máquina representa o segmento de maior crescimento no setor de máquinas de lavar. A Procter & Gamble percebeu que havia um novo nicho de mercado a ser explorado.
Promoção deVendas
Uma estratégia foi criada para os pontos de vendas. Foram instaladas máquinas de lavar para que a dona de casa pudesse ver na prática a superioridade de Ariel. As vendas tiveram um acréscimo nesses locais. Era preciso provar a qualidade do produto, pois a consumidora já tinha a sua marca de sabão em pó preferida.
Publicidade
A campanha publicitária para o lançamento de Ariel contou com comerciais de TV, outdoors e anúncios em revistas femininas e de grande circulação. Completando o lançamento de Ariel na televisão, foi publicado um encarte “didático” nas revistas: Veja, Claudia, Criativa, Marie Claire e Caras. Placas em metro foram postos em pontos estratégicos, com grande circulação de pessoas. O objetivo era dar maior visibilidade a marca.
Merchandising
Ações de merchandising foram colocadas nos programas Domingão do Faustão e Programa Legal, do Gugu, aumentando a visibilidade da marca. A popularidade dos apresentadores deu maior credibilidade ao lançamento, estimulando a experimentação.
As ferramentas de marketing foram exploradas com muita competência pela empresa. Apesar de estipular uma meta ousada- conquistar 10% de market share após um ano de lançamento, a Procter Gamble pensou em todos os detalhes, elaborando um plano de ação muito bem elaborado. Todos os recursos foram utilizados para que o objetivo organizacional fosse alcançado, isto é, aumentar a sua participação no mercado de sabão em pó.

sábado, 19 de junho de 2010

Perólas dos estudantes

Todos os anos, os profissionais ligados a área da educação ficam surpresos ao constatar que alguns estudantes escrevem coisas absurdas nas provas, para desespero de professores. Particularmente, penso que alguns deles o fazem por pura brincadeira, mas infelizmente, muitos não estão brincando. É triste verificar que o conhecimento dos estudantes ande na contramão das necessidades do país. A educação é indiscutivelmente um dos fatores que mais se destacam no crescimento econômico e social de qualquer nação.
Selecionei algumas pérolas de estudantes de todo o país.
* O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d’água.
* A principal função da raiz é se enterrar.
* O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
* A insônia consiste em dormir ao contrário.
* A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país.
* A Previdência Social assegura o direito à enfermidade coletiva.
* Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto.
* Os analfabetos nunca tiveram chance de voltar à escola.
* Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado.
* Oceano é onde nasce o Sol; onde ele nasce é o nascente e onde desce decente.