terça-feira, 22 de junho de 2010

Estudo de caso- Sabão em pó Ariel

Com base no estudo de caso, descrevo e comento abaixo as ferramentas de marketing utilizadas pela Procter & Gamble no lançamento do sabão em pó Ariel
Pesquisa de mercado
A Procter & Gamble encomendou uma pesquisa para conhecer melhor a consumidora e os seus hábitos na lavagem de roupa. Foi constatado que a marca de sabão em pó Ariel atenderia com sucesso as necessidades das brasileiras. A maior parte das consumidoras não fazia a lavagem da roupa de forma totalmente automática, ou seja, algumas etapas eram feitas manualmente, gastando um tempo excessivo. O sabão em pó Ariel tornaria todo o processo de lavagem de roupa mais rápido e com excelentes resultados.
Estratégia de lançamento do produto
O plano desenvolvido envolvia 3 objetivos básicos:
· Gerar conhecimento da marca
· Gerar experimentação do produto
· Gerar mudança de hábitos
A empresa criou um plano de amostragem de Ariel na Região Sul (mercado teste). A idéia era mostrar para a consumidora a qualidade superior do produto. Para o lançamento nacional, foi desenvolvida uma estratégia de distribuição de amostras.
Embalagem
Foi desenvolvida uma embalagem metalizada para o produto com 1 kg. Essa embalagem é inovadora no mercado de sabão em pó, além disso, essa embalagem é muito superior as convencionais. Essa inovação trouxe um importante diferencial competitivo. O produto exposto nas gôndolas despertava o interesse da consumidora.
Produto
Outra inovação foi o desenvolvimento de um novo produto- Ariel Máquina Frontal. Esse produto foi idealizado para máquinas com abertura frontal. Essas máquinas exigem um sabão em pó com características diferentes. É importante frisar que esse tipo de máquina representa o segmento de maior crescimento no setor de máquinas de lavar. A Procter & Gamble percebeu que havia um novo nicho de mercado a ser explorado.
Promoção deVendas
Uma estratégia foi criada para os pontos de vendas. Foram instaladas máquinas de lavar para que a dona de casa pudesse ver na prática a superioridade de Ariel. As vendas tiveram um acréscimo nesses locais. Era preciso provar a qualidade do produto, pois a consumidora já tinha a sua marca de sabão em pó preferida.
Publicidade
A campanha publicitária para o lançamento de Ariel contou com comerciais de TV, outdoors e anúncios em revistas femininas e de grande circulação. Completando o lançamento de Ariel na televisão, foi publicado um encarte “didático” nas revistas: Veja, Claudia, Criativa, Marie Claire e Caras. Placas em metro foram postos em pontos estratégicos, com grande circulação de pessoas. O objetivo era dar maior visibilidade a marca.
Merchandising
Ações de merchandising foram colocadas nos programas Domingão do Faustão e Programa Legal, do Gugu, aumentando a visibilidade da marca. A popularidade dos apresentadores deu maior credibilidade ao lançamento, estimulando a experimentação.
As ferramentas de marketing foram exploradas com muita competência pela empresa. Apesar de estipular uma meta ousada- conquistar 10% de market share após um ano de lançamento, a Procter Gamble pensou em todos os detalhes, elaborando um plano de ação muito bem elaborado. Todos os recursos foram utilizados para que o objetivo organizacional fosse alcançado, isto é, aumentar a sua participação no mercado de sabão em pó.

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