terça-feira, 29 de junho de 2010

A solidão da presença

Vivemos na era dos relacionamentos virtuais, a internet trouxe inovações tais como: MSN,Orkut, Facebook, twitter entre outros. Mesmo tendo a oportunidade de fazer amizade com pessoas do mundo inteiro, nunca na história nos sentimos tão sozinhos. Estamos cercados de pessoas por todos os lados, mas a solidão fere o coração de milhões de pessoas. O chamado vazio existencial é algo cada vez mais presente na vida de muitos.
O poeta medieval metafísico John Donne escreveu: "Nenhum homem é uma ilha, bastando a si mesmo; todo homem é um pedaço do continente,parte da terra firme". Somos seres sociais. Não fomos criados para viver no isolamento.
A história que passo a relatar exemplifica muito bem o sentimento de milhares de pessoas.
" Ela costumava ligar o rádio à noite, assim que o programa terminava, ... a fim de ouvir uma voz humana a lhe desejar boa noite. Ela trabalhava como secretária. ...Muitas visitas de todo o país iam ver[ seu chefe], mas no escritório eles só falavam de negócios. Nunca havia uma palavra dirigida a ela como pessoa. Quem era ela, de que maneira ela, uma estrangeira, fora para Genebra depois de muitos altos e baixos, as tristezas que ainda a pertubavam profundamente- ninguém se importava com essas coisas. Seu trabalho era apreciado, e ela recebia toda cortesia, mas, para todos os intentos e propósitos, ela permanecia só.
Ela vivia em um daqueles grandes edifícios modernos, com incontáveis apartamentos de um quarto, onde os ruídos dos vizinhos vinham de todos os lados. Não conhecia nenhum daqueles vizinhos com quem se esfregava diariamente os ombros no elevador, e eles não a conheciam. Ela não tinha nenhum amigo íntimo. Seu quarto estava no mesmo edifício em que trabalhava. Ela raramente saía por qualquer motivo, com exceção de apressadas saídas para compras. Antes de adormecer, ela ligava o rádio, '... e então, nós lhe oferecemos um muito agradável boa-noite!' Era um voz humana, falando com ela"( Escape From Loneliness, p.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário