terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aprenda a lidar com a crítica



Como é difícil ouvir uma crítica. Você não pode agradar a todos durante todo o tempo. Fatalmente, os descontentes o criticarão. Algumas críticas serão diretas, faladas em um espírito de bondade. Esse é um tipo que nos ajuda. Contudo, em algumas situações, serão feitas observações desagradáveis, ditas pelas nossas costas e possivelmente serão prejudiciais.
Li certa vez uma frase sobre a crítica que dizia o seguinte:
“Nada é mais fácil do que criticar destrutivamente. Não necessita de talento, nem abnegação, nem inteligência, nem caráter para se dedicar aos negócios dos murmuradores”.
Gostaria de levá-lo a compreender que um pouco de crítica é bom para nós. Por exemplo, quando a esposa diz que a roupa que vestimos está horrível, com certeza, ela está com a razão, ouvir é sinal de sabedoria. Quero lhe dar alguns conselhos que o ajudarão a suportar as críticas.
1. Não a Descarte Tão Apressadamente
Algumas vezes a crítica se origina de uma fonte amável. Essas pessoas só querem o nosso bem.
2. Aprenda com ela
Quando você é objeto de criticismo, ouça e aprenda dos seus detratores.
3. Considere a fonte
Sempre é bom considerar a fonte da crítica que se lhe faz. Algumas vezes as pessoas criticam porque elas mesmas têm alguma coisa a ocultar.
4. Não se deixe perturbar
George Moor disse certa vez que os partos devia ter a “paciência de um burro, a mansidão de um cordeiro, e a pele de um rinoceronte”. A crítica irrita, machuca e ofende, mas apesar disso tudo, quero desafiá-lo a não se perturbar. Siga a sua vida, independente das críticas.
5. Não Deixe que o Detenha
O grande filósofo alemão Goethe, uma vez disse: “Uma pessoa não se pode proteger nem se defender da crítica. Deve continuar agindo a despeito dela, e a crítica desaparecerá gradualmente”. Não deixe que a crítica o detenha. Precisamos agir a despeito dos conselhos ruins que vêm ao nosso encontro. Não desista jamais!
6. Esqueça-a
Com sabedoria, Abraham Lincoln disse certa vez: “Se tentara ler, quanto mais contestar, todo o criticismo feito e todos os ataques dirigidos contra mim, este gabinete estaria fechado para todos os negócios”.
Apesar dos malefícios que a crítica traz, não podemos viver paralisados. Tenho consciência dos desafios que você enfrenta para tolerá-la. Quantas amizades já acabaram por causa dela. Quantos casamentos. Nem sempre será possível evitá-la, mas, sempre será possível não fazer parte do rol de pessoas que vivem para prejudicar as outras. Não critique apenas por criticar. Ao pronunciar qualquer crítica , faça com o único interesse de ajudar alguém a melhorar, se não houver esse foco na sua mente, fique calado.
“Se você não pode falar bem de uma pessoa, por favor, feche a boca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário