sábado, 15 de agosto de 2009

O poder da gentileza


O dicionário Aurélio afirma que a palavra gentileza significa: Qualidade ou caráter de ser gentil; amabilidade; delicadeza. No livro: O poder da gentileza, de Rosana Braga, conta-se uma linda história muito ilustrativa sobre o poder que as palavras e gestos gentis pode fazer na vida das pessoas.
A história é sobre a persistência da gentileza de um rabino para com um judeu...
Samuel era um rabino que, na década de 30, vivia numa aldeia polonesa. Gostava de dar longas caminhadas pelo campo. Era conhecido pela sua gentileza, pela forma com que a todos se dirigia.
As relações entre cristãos e judeus não eram muito boas naquela aldeia. Mesmo assim, toda vez que o rabino passava pelo camponês judeu, Sr. Muller, o cumprimentava com um sonoro bom dia!
Naturalmente que não recebia resposta. O lavrador lhe voltava às costas em silêncio. O rabino, contudo, não desistia. Todos os dias, nas manhãs de sol, passava e cumprimentava o Sr.Muller.
Finalmente, depois de muito tempo, o lavrador decidiu corresponder ao cumprimento. Primeiro com um leve toque no chapéu; depois, acrescentou um sorriso; mais tarde, gritava de volta: - Bom dia, Rabino!
Os anos se passaram. Chegaram os nazistas. O rabino e toda a sua família foram feitos prisioneiros e levados a um campo de concentração. O rabino foi sendo transferido de um campo para outro até chegar ao de Auschwitz.
Desembarcando do trem, ele entrou em uma enorme fila para seleção. Enquanto caminhava ao ritmo da fila, percebeu que lá na frente estava o comandante do campo. Era ele que indicava com o bastão para onde o prisioneiro deveria ir: para a esquerda ou para a direita.
À esquerda queria dizer morte imediata. À direita garantia algum tempo de sobrevivência. Sentiu que seu coração começou a palpitar. A fila avançava e ele pensava: esquerda ou direita?- morrerei ou viverei?
Que tipo de homem- pensou- seria aquele comandante que assim decidia sobre a vida e a morte de outros tantos homens?
Quando estava apenas a uma pessoa de distancia do oficial, afastou o medo e olhou com curiosidade para o rosto do comandante. Naquele momento, o homem se voltou e os olhos de ambos se encontraram.
O rabino se aproximou. Era sua vez. Olhou fixamente para os olhos que o fitavam e disse baixinho:
- Bom dia, Sr. Muller!
Os olhos do comandante tremeram por um segundo. A seguir, respondeu:
-Bom dia. Rabino!
Estendeu o bastão para frente. Apontou à direita e gritou:
-Passa.
E o rabino passou para a direita, para a vida.
O meu apelo é para que a gentileza faça parte do seu cotidiano. As palavras pronunciadas com delicadeza e amabilidade podem salvar uma vida. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário