segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comportamentos diversos

Todo ser humano demonstra em seu comportamento uma complexidade espantosa, vários fatores se interagem revelando ao observador atento uma infinidade de atitudes diferentes. Cada pessoa possui certas características próprias que a diferem das demais, é como se cada um tivesse uma marca registrada própria. Os nossos atos, geralmente se traduzem em três tipos de comportamentos.
Comportamentos partilhados
Os conhecimentos por nós e por qualquer um que nos observa. Este comportamento varia grandemente conforme nossa visão do que é correto em um ambiente específico e com diferentes grupos de pessoas. Limita-se àquilo de que nossos parentes e amigos estão cônscios e ao que nós consideramos óbvios, tais como nossas características, nossa maneira de falar, nossa atitude geral, algumas de nossas habilidades, etc.
Comportamentos inconscientes
Certas características de comportamento são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais, geralmente, não estamos cientes. É o que nossos amigos sabem de nós, mas que não nos dizem. Ao iniciarmos nossa participação num grupo, logo comunicamos certas informações das quais não estamos cientes, mas que são observadas pelas outras pessoas do grupo. No rol dessas informações encontram-se nossa maneira de agir, nosso estilo de relacionamento, e outros.
Comportamentos ocultos
Detemos informações sobre nós mesmos que não comunicamos aos outros, mantemo-las ocultas. Agimos assim porque temos medo de que se o grupo souber dos nossos sentimentos, percepções e opiniões a respeito do grupo ou dos seus integrantes, ou de nós mesmos, o grupo poderá rejeitar-nos, atacar-nos, ou atingir-nos de alguma forma. Em consequência disso, não revelamos tais informações. Muitas vezes, uma das razões possíveis pelas quais guardamos o segredo é que não encontramos elementos de apoio no grupo ao qual pertencemos. Temos a suposição de que revelando nossos sentimentos, pensamentos e reações, os integrantes do grupo poderão julgar-nos negativamente. Entretanto, não temos condições de saber como os membros reagirão realmente, a menos que testemos tal suposição e revelemos algo sobre nós.
Algumas pessoas são como um “livro aberto”, outras são extremamente reservadas, um terceiro grupo só revela o que lhe for conveniente no momento. Somos assim mesmo, muitas vezes incoerentes, pois achamos que somos profundos conhecedores de nós mesmos para logo depois nos sentirmos um grande mistério a ser revelado. O mesmo ser que desenvolve novas tecnologias em benefício da humanidade é o mesmo que a utiliza para fins puramente egoístas. O comportamento humano sempre fascinou os estudiosos, ele é complexo e muito desafiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário