domingo, 15 de julho de 2012

Amigo virtual


Aparentemente nunca foi tão fácil fazer novas amizades. Com a popularização cada vez maior da internet, milhares de pessoas passaram a utilizar as redes sociais como principal meio de conhecer novas pessoas e estreitar laços de amizade. É comum encontrar usuários das redes sociais com listas contendo centenas de nomes adicionados como amigos e é bem provável que a imensa maioria desses nomes seja apenas um mero número, poucos são verdadeiramente amigos. É maravilhoso poder conversar em tempo real com pessoas de todo o mundo apenas dando alguns cliques no teclado do computador ou do celular, mas parece que falta algo.
Quem diria que o mundo mudaria tão rápido? Na década de 80 ninguém imaginaria tal coisa. Naquela época, para poder vencer a barreira da distância a opção era enviar uma carta pelo Correio e ficar na expectativa de receber a visita do carteiro. Entre o envio da correspondência e a chegada da resposta havia um período de tempo que parecia ser interminável. Os vizinhos não ficavam conversando através do MSN ou do Facebook, pois o bate papo era na frente da casa de um deles. Ninguém ficava isolado dentro de casa, a juventude amava jogar conversa fora por horas seguidas e não faltava assunto. As crianças não ficavam trocando mensagens pelo computador dentro da mesma casa como acontece atualmente.
Realmente, os tempos são outros. Nas amizades virtuais há pouca confiança, assuntos pessoais são evitados e o que mais se fala são sobre coisas superficiais. Ninguém quer escancarar as suas particularidades diante de tanta gente estranha. Infelizmente, a cultura em que muitos de nós vivemos tem favorecido o surgimento de relacionamentos cada vez mais superficiais que não podem sobreviver ao teste do tempo, às dificuldades e aos obstáculos. Os amigos virtuais considerados indesejáveis podem ser excluídos com muita facilidade. Os problemas de relacionamento são resolvidos clicando numa simples tecla. Na vida real as coisas não são bem assim.
A internet é um meio eficaz para aflorar o talento de alguns para serem atores. É praticamente impossível saber de fato o que é real e o que é pura invenção, pois as pessoas podem aparentar ser alguém totalmente diferente do que é de verdade. O papel é tão bem representado que os mais inocentes são iludidos facilmente por esses falsos artistas. As reais intenções são ocultas sendo mostradas apenas as características pessoais mais atraentes mesmo que elas sejam inventadas. O perigo é real principalmente para crianças e adolescentes.   
 O que está cada vez mais raro é o contato humano e é justamente isso que faz tanta falta na atualidade. Os nossos relacionamentos precisam urgentemente ser mais real e menos virtual. No mundo real, para resolver os nossos problemas não podemos simplesmente apertar a tecla delete. Pessoalmente é mais difícil dizer e ouvir certas coisas. A capacidade de perdoar é fundamental para manter relacionamentos duradouros.         
Se tiver a possibilidade prefira o contato pessoal ao virtual. O calor humano ainda é indispensável. Mas se a distância é um obstáculo intransponível então a melhor opção é usar a tecnologia a seu favor. Até algo bom como a internet pode ser usada para fins reprováveis. Tenha muitos amigos, mas muito cuidado para não se relacionar com lobos vestidos com pele de ovelhas. Esses lobos disfarçados estão por toda parte, quer seja no mundo real ou no virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário