sábado, 7 de julho de 2012

Basta de tanta roubalheira


A palavra que parece definir com precisão a deplorável situação atual em que vivemos é: roubalheira. Estamos imersos num lamaçal de corrupção sem precedentes. O povo tem a nítida impressão de estar sendo ludibriado constantemente. A fé nas autoridades constituídas está dando lugar à descrença. Muitas pessoas que têm por obrigação legal cuidar dos interesses coletivos estão mais preocupadas com os seus próprios interesses egoístas. Diante disso, a quem o povo irá recorrer em busca de ajuda?  
As pessoas simples sem muito conhecimento dos seus direitos constitucionais são facilmente manipuladas por aproveitadores que prometem muito e faz muito pouco. Os impostos que pagamos com tanto sacrifício deveriam ser gastos obedecendo rigorosamente o que a lei determina, mas o que vemos são verdadeiras fortunas sendo desviadas dos cofres públicos e indo parar no bolso de criminosos.
Um grito de protesto precisa ecoar pelos quatro cantos do país. As pessoas de bem precisam unir as vozes num gigantesco coro e dizer com todas as forças: “Chega! Não aguentamos mais ser roubados tão descaradamente”!
É realmente desanimador assistir os telejornais diariamente noticiar que a corrupção é cada vez mais onipresente, uma verdadeira peste que se espalha como uma doença altamente contagiosa. Infelizmente, as denuncias de corrupção se tornou tão rotineira que há o risco de nos acostumarmos a tal ponto que podemos considerá-las como algo normal, pior ainda é achar que as coisas são assim mesmo, que não há o que fazer. A corrupção nunca é normal, muito pelo contrário, é um câncer que está comendo diariamente uma enorme quantidade de recursos que poderiam amenizar muito o sofrimento do nosso povo.  
Apesar de a corrupção estar tão generalizada, ainda temos alguns benefícios sociais. Pense por um momento, se todo o dinheiro público que é desviado fosse investido em mais saúde, geração de empregos, educação e projetos sociais o que não poderia ser feito?  
Alguma coisa precisa ser feita urgentemente. A hora é de agir com ousadia e rapidez. Será que esse é o país que queremos deixar para os nossos filhos no futuro? Até quando vamos conseguir arcar com uma carga tributária tão onerosa só para vê-la sumir num mar de corrupção? Na verdade não somos contra pagar impostos o que queremos é que eles sejam usados corretamente.
O lugar de corrupto é na cadeia, além disso, ele deveria devolver aos cofres públicos todo o dinheiro que roubou bem como os bens que adquiriu ilegalmente. Nem sempre isso acontece, pois quem tem o poder financeiro não fica muito tempo na cadeia.
Apesar de alguns avanços como a Lei da Ficha Limpa ainda há muito que fazer para combater as mazelas da sociedade.
Há alguns dias foi noticiado que o programa o Povo na TV do canal SBT/ MS está propondo um novo projeto de lei de iniciativa popular que transforma corrupção em crime hediondo. O juiz federal Odilon de Oliveira será o redator do projeto de lei de combate à corrupção. O projeto propõe a criação de uma tabela progressiva de penas, ou seja, quanto mais verba pública o administrador desviar maior será a punição. A sensação de impunidade precisa acabar o mais rápido possível.       
Um ditado popular diz que: “uma andorinha só não faz verão”, mas milhões de andorinhas juntas faz um barulho e tanto. Se você está procurando uma causa justa pela qual lutar apoie a iniciativa do programa o Povo na TV. Se quisermos ver essa lei aprovada precisamos de uma grande mobilização nacional. A luta para vencer o terrível mal da corrupção é árdua e pode demorar algum tempo, mas juntos alcançaremos a vitória. Avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário