domingo, 1 de julho de 2012

Apenas teoria


Quantas pessoas sonham em mudar de vida e até criam planos cuidadosamente elaborados. Os melhores planos quando não são realizados tornam-se apenas simples teoria. É bem mais fácil elaborar planos do que realizá-los. Até mesmo as melhores ideias se não forem colocadas em prática tem pouco valor. Veja os seguintes exemplos:
      Alguém planeja ter sucesso na sua carreira profissional;
      Um rapaz apaixonado quer fazer uma declaração de amor para a sua amada;
      Um marido faz planos para salvar o seu casamento da inevitável separação;
      Um pai deseja passar mais tempo com os seus filhos;
      Uma professora planeja tornar as suas aulas mais dinâmicas;
      Uma empresa conclui que pode oferecer mais benefícios para os seus empregados;
      Um jovem quer se envolver em algum projeto social;
      Uma filha pode sentir vontade de visitar os pais que não vê há muito tempo.
Todos os planos acima são ótimos em si mesmos, o problema é que apenas desejar não basta para transformá-los em realidade. Às vezes o espírito de desânimo e a sensação de fracasso é o resultado inevitável de muito pensar e pouco fazer.
Ninguém está dizendo que a aventura será sempre fácil e nem de que o resultado virá imediatamente. A vida é assim mesmo, uma sucessão de novos desafios a serem vencidos. A vontade não é eterna, por isso, enquanto a tivermos não podemos desperdiçá-la. A vontade precisa ser forte o suficiente para nos levar a ação. 
Havia um grupo de amigos que se consideravam pescadores. E, naturalmente, havia muito peixe nas águas ao redor. De fato, toda a área estava circundada de lagos, rios e água com muito peixe. E os peixes estavam famintos.
Semana após semana, reuniam-se em encontros e discursavam sobre seu chamado a pescar, sobre a abundância de peixes e as melhores técnicas que poderiam utilizar para pescá-los...
Eles amavam slogans como: “Pescar é a tarefa de todo pescador”. Eles patrocinavam encontros especiais chamados congresso de pescadores para discutir a pesca, promover e ouvir sobre novas técnicas de pesca como: equipamentos de pesca, linha mais resistentes e até novas iscas que foram descobertas... O apelo era que todos fossem pescadores e que cada pescador pescasse peixes. Uma coisa, porém eles não faziam, eles não pescavam.
Será que seremos como estes pescadores que conheciam tudo sobre a arte da pesca, mas não faziam o mais importante? Não basta apenas admirar a beleza do rio e as possibilidades de sucesso, é preciso pescar. Quem tiver coragem de lançar o anzol ficará surpreso com o que pescará, mesmo que demore. Pode ser que você volte exausto para casa após mais um dia de muito trabalho com um cesto cheio de peixes, se isso acontecer, muita gente vai dizer que você é uma pessoa de sorte, um felizardo. Agora se o cesto voltar vazio tenha certeza de que alguns irão zombar de você e ainda o chamarão de fracassado. Para muita gente é mais cômodo ficar só observando de longe para ver o que vai acontecer. Difícil mesmo é colocar os pés nas águas para lançar a isca. Não seja daqueles que só observam a vida passar sem coragem de agir. Faça parte do grupo que une teoria com a prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário