sábado, 22 de agosto de 2009

A segunda chance



Como o ser humano é complexo. Em algumas situações ele é prudente e age com bom senso. Em outras, age como se a razão não fizesse parte da sua essência. Devido a essa instabilidade, suas ações são pautadas pelo estado emocional em que ele se encontra. As suas emoções desempenham um papel crucial no direcionamento das suas atitudes. Surgem dessa problemática, algumas questões importantes: Alguma vez você já se viu encrencado? Você já cometeu erros pensando que estava certo? Todos nós já passamos por isso. Você já perdeu grandes oportunidades na vida?
Quantas vezes tentamos fazer alguma coisa e fracassamos, e queremos ardentemente ter uma segunda chance? Muitas vezes temos dito a alguém: “Dá-me uma segunda chance!” Pode ser em coisas comuns e triviais, mas pode ser em coisas sérias. Às vezes lamentamos dizendo: “Ah! Se eu tivesse mais uma chance eu faria tudo diferente”. Quantas vezes você desejou ardentemente uma segunda chance? Sei que foram muitas. Algumas pessoas desfrutam dessa benção e podem “consertar” um erro cometido, para outras, porém, essa oportunidade jamais vai acontecer.
Se o passado pudesse ser modificado, penso que eu mudaria muitas coisas que fiz, mas o que já passou não como alterar. Apesar de não poder mudar o seu passado, você pode aprender com ele. Tudo o que puder ser feito para o nosso crescimento pessoal, deve ser a nossa prioridade número um. Não se deixe dominar pelo orgulho, se a vida lhe oferecer uma nova chance, não desperdice. Aproveite!
Se tiver que pedir perdão para alguém, peça hoje. Se agir com falta de educação, peça desculpas. Se ferir alguém com palavras rudes, peça perdão. Se a sua família sofre por causa do seu temperamento explosivo, implore por uma segunda chance. Que a história abaixo possa ajudá-lo a refletir sobre a sua vida.
Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço.
Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrario do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai lhe retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.
Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".
Mais tarde chamou o filho, o levou ate o celeiro e disse:
- Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que e meu, e sei qual será o seu futuro.
Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você.
E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos.
"É por isso que eu construí esta forca, sim, ela é para você, e quero que você me prometa que se acontecer o que eu disse você se enforcará nela. "O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer.
O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:
- Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais. Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.
A passos lentos dirigiu-se até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:
- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos desta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada.
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e disse: - Ah, se eu tivesse uma nova chance...
Então pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caiam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
Essa é a sua nova chance, eu te Amo muito. Seu pai.
Hoje, você está tendo o privilégio de desfrutar de uma nova chance. Há uma nova chance de brincar com os seus filhos. Há uma nova chance de dizer para o seu cônjuge: Eu te amo. Há uma nova chance de fazer o bem a alguém. Há uma nova chance de sorrir. Há uma nova chance de aceitar o abraço de um amigo. Há uma nova chance de viver. Há uma nova chance...
A vida está sendo generosa com você. Não desperdice a oportunidade. Amanhã pode ser tarde demais.

2 comentários:

  1. Pode crer, existem coisas que fiz e se eu pudesse modificar , seria mtoh feliz.

    ResponderExcluir
  2. Linda Historia, lindas palavras!

    ResponderExcluir