terça-feira, 18 de agosto de 2009

"Seu Madruga" e o trabalho



Os programas de humor na televisão já não são mais os mesmos. Na maioria deles, o foco principal é a exploração de piadas onde o pano de fundo é o sexo. Lembro que na década de 80, era um pouco diferente. Ao pensar nesse tempo, tenho certa nostalgia. Fico feliz que o “estilo” anos 80 voltou com força total. Naquela época, eu gostava muito de assistir um programa na televisão- na verdade, gosto até hoje- A turma do Chaves. Dei muitas gargalhadas com as histórias simples e singelas desse seriado. Sei que nem todos gostam, pois o estilo do humor do é muito diferente dos atuais. Creio que assisti a todos os episódios que foram exibidos na televisão.
Um dos personagens mais carismáticos da série era o “Seu Madruga”. Ele sempre vivia sem trabalhar, nunca tinha dinheiro e fugia constantemente para não pagar o aluguel atrasado. Gostaria de refletir sobre uma situação que aconteceu em um dos episódios.
Nunca me esqueci de um diálogo entre o “Sr. Barriga”( proprietário dos imóveis da vila) e o “Seu Madruga”. Ao cobrar o aluguel sem sucesso, o “Sr Barriga” ouviu uma frase que, para muitas pessoas é a mais pura realidade. A frase dizia o seguinte: “O trabalho não é ruim, o ruim é ter que trabalhar”. Pensemos um pouco sobre essa afirmativa. Dificilmente encontraremos pessoas que rejeitam o trabalho. Elas vão dizer que trabalhar é bom e útil ao homem. As virtudes do trabalho serão exaltadas, mas ter que trabalhar é outra coisa. Apesar de reconhecer a necessidade do trabalho, muitos não gostam de trabalhar, vivem como “Seu Madruga”, ociosos e sempre dependentes da bondade dos outros para comer e se vestir. Logicamente que não são todos, algumas pessoas estão impossibilitadas por problemas físicos e neurológicos. Note que, sempre que podemos, fazemos o mínimo de esforço possível, como se trabalhar fosse uma maldição da qual não podemos escapar.
Quero dizer que o trabalho nunca é ruim, independente da profissão que exercemos; da mais simples até a mais sofisticada. O trabalho é uma benção em todos os sentidos. Não pense nele como um fardo. Desempenhe as suas funções com empenho e dedicação. Não corra do trabalho, ele é um aliado. Sem ele, só nos restará recorrermos à mendicância. Que a frase do “Seu Madruga” não seja uma realidade na sua vida. O mundo seria melhor para todos se as pessoas entendessem que viver na ociosidade nunca é bom. A rejeição do trabalho honesto tem gerado inúmeros crimes. Por favor, não faça parte dessa triste estatística.
“Viva para trabalhar, somente assim, não será preciso trabalhar para viver”

3 comentários:

  1. É muito interessante a forma como voce abordou a questão do trabalho. Leio as suas mensagens diariamente. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito original a sua abordagem

    ResponderExcluir
  3. Oi Alci

    Parabéns pelos textos. Estou na torcida pelo seu livro.
    Escrever é enxergar a vida através dos dedos.
    Já coloquei um link do seu blog na minha página.
    Abraço
    Rosemeire Félix

    ResponderExcluir