quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Xô insegurança!

Carlos está desempregado há vários meses. Todos os dias ele sai para procurar um emprego, mas sem sucesso. A sua situação não é das mais fáceis, além de ser pai de duas crianças pequenas, o dinheiro para pagar o aluguel da casa onde mora acabou. Um amigo o procura para avisá-lo que uma grande empresa está selecionando profissionais com a sua formação. Ele fica eufórico com a possibilidade de enfim conseguir um trabalho. Após preencher com cuidado o seu currículo, Carlos deixa a sua residência muito otimista. Enfim tinha chegado à oportunidade que tanto esperava. Muitas coisas passam pela sua cabeça durante o trajeto até o local onde será feita a seleção pela empresa. Ele acredita piamente que a vaga será sua, pois crê que possui todos os requisitos exigidos para a função desejada. Um sentimento de euforia toma conta do seu ser. Confiante, ele chega à conclusão de que é o melhor candidato. Não há como perder a vaga - pensa consigo. Planos começam a ser feitos na sua mente sobre o que fazer com o salário que irá receber. A primeira coisa a fazer é pagar as contas atrasadas, depois comprar alguns presentes para os filhos e levar a esposa para jantar fora. Os seus pensamentos voam diante da certeza de que o emprego já é seu.
Como é bom termos confiança no nosso potencial. O sentimento de “eu vou conseguir” é saudável e nos motiva.
Tudo estava perfeito para o personagem da nossa história. Não havia como voltar para casa sem aquele tão sonhado emprego.
Ao chegar ao endereço onde deveria se apresentar, Carlos se deparou com umas 50 pessoas que estavam ali pelo mesmo motivo que o seu. Ao ver que teria que concorrer com tanta gente, a sua fé esvaneceu. Toda aquela certeza que tinha da vitória desapareceu misteriosamente. Para piorar ainda mais, havia uma pessoa na fila de espera que o intimidava. Um colega dos tempos de faculdade. Carlos sempre o achou o melhor aluno da turma, bem mais inteligente que ele. Era o que faltava para a sua confiança em si mesmo evaporar, e foi isso mesmo que aconteceu.Os candidatos começaram a ser chamados para a entrevista. Faltavam apenas duas pessoas para chegar à sua vez. Uma insegurança terrível tomou conta do seu ser. Depois de alguns instantes, surgiu uma certeza esmagadora na sua mente: Não vou conseguir.A história termina com Carlos abandonando a fila, indo embora, sem ao menos tentar. Como a insegurança nos atrapalha. O medo de fracassar nos paralisa. Jamais podemos deixar que esse sentimento prejudique a nossa qualidade de vida. Mesmo sabendo dos malefícios da insegurança excessiva, ainda assim nos sentimos inseguros. A sociedade atualmente convive na total insegurança, é o medo excessivo de perder o emprego, a criminalidade cada vez mais alta, padrões de beleza cada vez mais opressores, pessoas convivendo com a auto-estima baixa, a lista poderia ser bem maior, mas não quero ser pessimista e desanimá-lo ainda mais.
Quero ajudar você a vencer ou pelo menos amenizar a terrível insegurança, por isso, segue abaixo alguns exercícios bem práticos que podem ajudá-lo a lidar com essa sensação que nos incomoda tanto. As dicas foram extraídas do site: http://intermissionx.blogspot.com/2008/03/como-vencer-insegurana.html
· É comum a pessoa insegura se comparar aos padrões de beleza e de comportamento de modelos e famosos da moda. Essa atitude de comparação leva ao sentimento de inferioridade. Tenha em mente que a comparação é negativa por si só. Olhe para você mesmo e busque desenvolver as suas potencialidades. Observe o que possui de bom e faça o que for possível para melhorar aquilo que não gosta em você mesmo. Esqueça as comparações. Lembre-se: você é um ser único e deve ter consciência desse fato.
· A pessoa insegura, de modo geral, acha que quando algo não vai bem o problema está nela. Um encontro que dá errado, o mau humor do parceiro (a), o mau tempo, qualquer pretexto funciona como um gatilho para disparar o alarme dos inseguros.
· Se algo não estiver funcionando, relaxe. Ninguém tem o poder de controlar qualquer outra coisa além de si mesmo. Faça a sua parte e pare de assumir a responsabilidade por tudo o que acontece a sua volta. Além de ser sinal de onipotência, os sucessos e os fracassos faz parte da vida de todo mundo.
· Um bom exercício contra a insegurança é começar a enumerar suas qualidades. Vá para frente do espelho e comece a relacionar as razões pelas quais alguém deve gostar de você. Encontrou dez? Só? Pois você pode muito bem ultrapassar a casa dos cem. Vá tentando...· Se a ansiedade teimar em permanecer, faça um exercício físico, bem puxado, como correr na praia ou pedalar uma bicicleta ergométrica por uma hora. Você vai ver como ficará mais relaxado (a)!
· Cuide de sua aparência, capriche nas roupas, arrume os cabelos. Assim, você se consolida internamente como uma pessoa amável e o medo de perder aquele alguém especial, aos poucos, irão diminuir, com certeza!
Quando surgir a insegurança, pratique esses exercícios. Creio que os mesmos serão de grande utilidade para que você se considere um vencedor. Nunca desista dos seus sonhos, mesmo que às vezes se sinta inferior a alguém. Continue firme na busca por alcançar os seus objetivos pessoais, aquele “friozinho na barriga” jamais o derrotará, prossiga rumo à vitória. Estarei torcendo por você. Boa sorte!

Um comentário: