terça-feira, 2 de novembro de 2010

As duas faces da mudança

Ao refletirmos sobre as transformações ocorridas na sociedade moderna chegamos à conclusão de que tudo está em constante mudança- a nossa vida, a nossa aparência, as nossas emoções, os nossos pensamentos, o nosso trabalho, a nossa família, os nossos amigos, todas as áreas nos afetam direta ou indiretamente. Todas essas variáveis e muitas outras estão em constante transformação, isso sem falar no desenvolvimento da tecnologia que a cada dia que nos surpreende.
Quando se fala em mudança, o medo surge naturalmente. Acostumamo-nos com a rotina, tudo aquilo que faz com que deixemos a zona de conforto nos assusta. Lembro-me que quando estudava na universidade presenciei uma cena muito interessante. No terceiro ano do curso de Administração de Empresas, o professor pediu para buscar um livro na biblioteca da instituição. Em frente da sala da biblioteca estava tendo uma aula, reconheci a voz do meu professor do primeiro ano do curso. A porta estava aberta e não pude deixar de observá-lo. O que isso tem de interessante? Por incrível que pareça, o professor estava repetindo exatamente as mesmas palavras e gestos das aulas que tinha dado para a minha turma. A entonação de voz era a mesma, a explicação idem. Fiquei pensando e cheguei a uma conclusão. O professor dava a mesma aula há vários anos, sem mudar absolutamente nada. A sua metodologia de ensino era a mesma, sem nenhuma preocupação com a inovação. Veja que nesse caso a mudança é indispensável, o uso de uma nova forma de ensinar tornaria as suas aulas mais dinâmicas e interessantes. Os métodos usados por ele com sucesso no passado já não são tão eficientes atualmente.
Algumas mudanças são irrelevantes e não nos atinge, mas outras nos afeta e não temos como modificá-las. Seria muito bom se todas as mudanças sempre fossem benéficas, infelizmente nem sempre é assim. Querendo ou não, elas acontecem a todo instante. Diante de circunstâncias que fogem ao nosso controle o que devemos fazer? Penso que devemos nos adaptar a elas, essa adaptação deve ser a mais natural possível. Muitas pessoas estão sofrendo neste exato momento por não conseguirem gerenciar as mudanças que ocorrem na sua vida.
Apesar de sabermos que as mudanças são muitas vezes dolorosas, é importante nos conscientizarmos de que vamos experimentá-la, mais cedo ou mais tarde. A única coisa que podemos fazer é mudar a nossa atitude diante de acontecimentos que estão muito além do nosso controle.
O fato é que as mudanças podem ser boas ou podem ser ruins, ou seja, tem duas faces. Quando forem boas, devemos nos alegrar ao máximo, quando forem ruins, devemos aprender com elas. Os problemas surgidos com as mudanças inesperadas são uma ótima oportunidade de crescimento pessoal. Muitos talentos surgiram diante da necessidade de enfrentar certas situações desagradáveis. Antes de começarmos a murmurar e nos fazermos de vítima, seria bom que refletíssemos sobre a nossa postura. É possível administrar as mudanças com sabedoria e paciência. O segredo é estar aberto para o aprendizado constante.
O grande pensador Aristóteles afirmava que: “A mudança em todas as coisas é desejável”. Charles Kettering escreveu a seguinte frase: "O mundo detesta mudanças e, no entanto, é a única coisa que traz progresso."
Antes que você reclame das mudanças que ainda irão acontecer na sua vida, pense pelo menos por um momento que elas são fator crucial para o seu sucesso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário