quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sem tempo para nada!

Por que será que ninguém quer esperar até que o sinal no semáforo fique verde? Quantas vidas seriam poupadas se ao menos houvesse o respeito pelas leis de trânsito. O tempo de espera em um semáforo é insignificante, mas são muitos os impacientes que não sabe esperar. Ao pensar sobre isso, chequei a conclusão de isso acontece por que as pessoas estão com pressa, o pensamento geral é de que não se pode perder nem um segundo sequer, mesmo que para isso, a segurança do condutor do veículo e de outras pessoas fique comprometida. Todos vivem atarefados. O tempo é escasso e muitos compromissos acabam sendo adiados. Ao conversar com as pessoas ficamos surpresos ao constatar que todos queriam um pouco mais de tempo para cumprir com as suas obrigações diárias. Quando deixamos de realizar certa atividade, a desculpa é sempre a mesma- falta de tempo.
Alguns trabalham até sete dias na semana, por mais de 10 horas diárias. Não sobra espaço na agenda para fazer tudo o que se gostaria. Ao anoitecer, há uma sensação de que muitas coisas importantes que deveriam ser feitas ficaram para trás. Certa frustração paira no ar, surge desse fato um pensamento muito comum- Ah, se eu tivesse mais tempo!
Alegar falta de tempo virou uma boa desculpa para justificar a falta de responsabilidade. Quantas pessoas deixam de fazer algo importante e culpa a escassez de tempo como o único responsável. Na maioria das vezes, a culpa não é da falta de tempo, mas sim da sua má administração. As pessoas “correm” o tempo todo e realizam muito pouco. O mesmo período de tempo é dado a todos, não há como beneficiar apenas alguns privilegiados oferecendo a eles mais tempo em detrimento de outros. Todo ser humano desfruta igualmente das 24 horas diárias.
No ambiente de trabalho, a situação é bem mais complicada. Ao receber alguma tarefa para fazer, nós já temos a desculpa pronta, no caso de não cumprirmos com a nossa obrigação. Se não cumprimos com o que nos foi incumbido, alegamos falta de tempo. A falta de tempo justifica tudo. Na maioria das vezes ficamos adiando o que poderia ser feito no mesmo dia para outro dia que nunca chegará. Os filhos são os que mais ouvem: Não tenho tempo agora para brincar. Desde pequena, a criança aprende que o tempo dos pais é escasso e que ela não é sua maior prioridade.
Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
- Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?
O pai, num gesto severo, respondeu:
- Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado!
Mas o filho insiste:
- Mas papai, por favor, diga quanto o Senhor ganha por hora?
A reação do pai foi menos severa e respondeu:
- Três reais por hora
- Então, papai, o Senhor poderia me emprestar um real?
O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
- Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador!
Já era tarde quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doida, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
- Filho, está dormindo?
- Não papai! (respondeu o sonolento garoto)
- Olha aqui está o dinheiro que me pediu, um real.
- Muito obrigado, papai! (disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama).
Agora já completei, Papai! Tenho três reais. Poderia me vender uma hora de seu tempo?
Peço gentilmente a você se organize, faça as suas atividades o quanto antes, o resultado será surpreendente. Quando se tem um plano de ação, o dia vai parecer bem mais longo. Muitas coisas poderiam ser feitas se agíssemos no tempo certo. Uma boa dica é fazer uma lista de atividades por ordem de importância. O mais importante primeiro, depois o menos importante e assim sucessivamente. Não desperdice nenhum segundo da sua vida. Termino com uma frase de Leonardo da Vinci: "O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário