quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Jeitinho brasileiro

Talvez você já tenha ouvido a famosa expressão “jeitinho brasileiro”, mas o que de fato ela significa? Será que o tal jeitinho é algo louvável ou algo que mereça ser reprovado por todos? O fato é que se for algo condenável então estamos em maus lençois, pois como você bem sabe a fama que nos acompanha é a de que somos o povo que sempre encontra um jeitinho pra tudo. Vejamos qual é o pomposo significado de tal expressão popular: "Jeitinho", expressão brasileira, é um modo de agir usado para driblar normas e convenções sociais. É uma forma de navegação social tipicamente brasileira, onde o indivíduo pode utilizar-se de recursos emocionais – apelo e chantagem emocional, laços emocionais e familiares, recompensas, promessas, dinheiro, etc. – para obter favores para si ou para outrem”.¹
Normalmente o indivíduo sabe que não é certo fazer determinada coisa e a faz. Porém, quando chega a punição é dado um jeitinho de se esquivar da sua responsabilidade. Diante do que foi exposto até aqui não há nenhuma dúvida a respeito da questão. O tal jeitinho está tão arraigado na nossa cultura que até mesmo o uso da expressão: “vou dar um jeitinho” soa como se fosse algo que merecesse aplausos e não vaias. Quem faz uso do jeitinho parece sempre se dar bem, mas isso é apenas ilusão, pois quem faz uso do engano para se safar fatalmente será ele mesmo a próxima vítima de outros enganadores. Quem manipula os outros para conseguir algum benefício encontrará em seu caminho outros ainda mais espertos do que ele mesmo.
Os exemplos são infindáveis, por isso, atente-se apenas para alguns deles.
- O rapaz não se julga capaz de passar no exame para tirar a carteira de motorista, para não ter que fazer a prova do Detran ele tenta encontrar um jeitinho de burlar a lei, mesmo que para isso coloque a sua vida e a dos outros em risco.
- Ao desrespeitar alguma lei de trânsito o homem tenta dar dinheiro para o guarda de trânsito anular a multa. Normalmente, para não ser preso, usa-se a frase "tem como dar um jeitinho", uma vez que esta não é considerada suborno. Se o homem é multado, coloca a culpa no guarda que julga ser autoritário e sem coração.
- A moça chega atrasada para uma entrevista de emprego e após saber que foi eliminada da seleção tenta encontrar um jeitinho de contornar a situação. “Só por causa de 10 minutos!” tenta se justificar.
- O marido mente para a esposa dizendo que teve que trabalhar até mais tarde quando na verdade ficou num bar bebendo com os amigos, se a mulher descobre a farsa o cara de pau inventa que o seu amigo estava deprimido e precisava relaxar um pouco. A sua frase é a seguinte: “Quem não ajudaria um amigo numa horas dessas?”
Quem procura agir sempre baseado na honestidade é tido como bobalhão. Aquele que faz uso da malandragem geralmente é o mais popular, o mais “articulado”. Infelizmente, muitas pessoas chegam a afirmar que: “O importante é se dar bem”. É bom não se esquecer de que o “jeitinho brasileiro” não deveria ser louvado como estilo de vida. A honestidade é que deveria ser exaltada. Para que o Brasil se torne a nação que todos esperamos é preciso mudar a mentalidade de muitos que pensam que a fraude, o engano e a mentira são o segredo do sucesso e que a honestidade é a fraqueza dos tolos.

¹ http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeitinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário