terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Texto motivacional

Habdênego Rocha da Costa é gerente da agência dos Correios em Apuí no Amazonas. Recebi a missão de escrever um texto para motivar a sua equipe de futsal. Aceitei o desafio. A equipe disputou a semi final de um torneio na semana passada. Fiquei sabendo que o time venceu e está na grande final. Perguntei a ele se o meu texto ajudou, a sua resposta foi a seguinte: "Foi excelente vencemos e ajudou muito. Próximo sábado é a final".
Transcrevo abaixo o meu texto para que você possa tirar as suas próprias conclusões.
Hoje é o dia!
Certas datas ficaram marcadas para sempre nas nossas memórias por alguns motivos especiais. Todos têm guardado na memória lembranças sobre algo que marcou para sempre a sua vida. No ano de 1994 aconteceu algo extraordinário, foi um daqueles raros momentos em que todo o povo brasileiro se uniu em prol de um mesmo objetivo- torcer pela seleção brasileira de futebol. É incrível como uma partida de futebol pode literalmente parar toda uma nação. Não era apenas mais uma partida de futebol, era a final da Copa do Mundo entre a seleção do Brasil e a seleção da Itália. Aquela partida foi um verdadeiro teste de nervos. Até mesmo quem não é muito fã de futebol sentiu uma emoção diferente. O que mais se destacou naquela histórica partida foi perceber diante dos nossos olhos como os nossos jogadores estavam unidos, concentrados e dispostos a trabalhar em equipe.
Após uma exaustiva disputa a partida acabou indo para os pênaltis. Os jogadores das duas seleções estavam exaustos. Nós não tínhamos boas recordações com a cobrança de pênaltis, por isso, a desconfiança inicial de muitas pessoas. Imagino que muitos pessimistas afirmaram com convicção: “Agora já era!” Ainda bem que a nossa seleção não se importou com as criticas e manteve viva a chama da esperança até os minutos finais. O Brasil consagrou-se o grande campeão sobre um dos seus maiores rivais. Depois de um longo período de expectativa, finalmente éramos os melhores do mundo no futebol.
De certa maneira, podemos afirmar que estamos revivendo o passado glorioso no futebol. Estamos também diante de um jogo decisivo e muito importante, a diferença é que não temos toda a mídia nacional acompanhando as nossos jogos. Se vencermos, grande parte da população nem vai ficar sabendo, não seremos capa dos principais jornais, sites e revistas.
Talvez alguns de vocês estejam pensando que é só mais uma partida de futebol sem grande importância, mas quero dizer uma coisa a vocês, hoje nós podemos fazer história. Precisamos entrar em quadra com espírito de vencedor, o mesmo espírito da seleção de 1994. Se perdermos a partida não significa que sairemos derrotados, só sairemos derrotados se entrarmos no jogo nos sentindo fracassados. Nós vamos acreditar até o apito final. Hoje, a palavra desistir não existe mais no nosso meio. Com a nossa fé, a nossa união e nosso espírito guerreiro tenho certeza de que seremos os grandes vencedores, independente do resultado final da partida.
Como na final da Copa do Mundo de 1994, hoje entraremos para a história, não como coadjuvantes, mas sim como atores principais. Hoje é o dia da nossa superação! Hoje é o dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário