segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um lugar de mudanças

O ser humano sempre procurou se comunicar com os seus semelhantes. A comunicação surgiu da sua necessidade em expressar os seus sentimentos, divulgar as suas descobertas, as sua ideias, além disso, sempre houve a preocupação em deixar registrado para a posteridade os seus feitos.
Na antiguidade, os textos eram copiados a mão numa tarefa penosa e que exigia extrema concentração, além disso, gastava-se muito tempo para terminar um livro, ou mesmo outro texto qualquer. Devido a essa limitação, poucas obras podiam ser escritas, sendo a sua divulgação muito difícil, somente os detentores do poder econômico, filosófico e religioso é que tinham acesso a esses textos, pois o seu preço era alto, impossibilitando o acesso da grande maioria das pessoas. Com o desenvolvimento da imprensa com tipos móveis reutilizáveis por Gutenberg em 1455, a humanidade passa por uma das suas maiores transformações. O conhecimento armazenado em livros, antes disponível para uma minoria e com custos elevados passam a ser produzidos em série, barateando o seu custo. Nem mesmo o genial Gutenberg conseguiu visualizar o impacto que a sua invenção traria para a disseminação do conhecimento humano.
Atualmente, temos livros dos mais diferentes formatos, preços e cores. Para cada tipo de assunto há um livro específico. Apesar dos avanços tecnológicos dos últimos anos, nada substitui o prazer da leitura de um bom livro. Desde a mais tenra idade nos encantamos com ele. É um amigo que nos acompanha por toda a vida. O livro tem a capacidade extraordinária de nos transportar a épocas diferentes, nas suas páginas nos emocionamos, nos divertimos, viajamos por todo o mundo sem sair do lugar, conhecemos povos diferentes e suas culturas, conhecemos a história do nosso país e do mundo, temos contato com todas as descobertas científicas e muitos outros assuntos interessantes.
Imagine se você tivesse a disposição, reunidos num só lugar, centenas ou mesmo milhares de livros de todas as áreas do conhecimento humano, todos juntos lado a lado, organizados por assuntos. Um lugar onde o passado, o presente e o futuro andassem de mãos dadas, um lugar de novas descobertas, um lugar rico em ensinamentos, um lugar de encantamento onde a imaginação pudesse correr solta. Não seria maravilhoso? A boa notícia é que esse lugar existe de verdade. Você pode usufruir de tal lugar tão especial. Que lugar é esse? É claro que é a biblioteca. A biblioteca é uma fonte inesgotável de estímulo ao aprendizado.
Na medida em que vamos conhecendo melhor a realidade do mundo que nos cerca é que vamos libertando-nos da ignorância que ainda mantêm cativos milhões de pessoas no nosso próprio país. É somente através da educação que o homem pode ser realmente livre, dono do seu destino. Uma sociedade onde exista o hábito da leitura é uma sociedade rica em todos os sentidos. Se quisermos viver em uma sociedade mais justa, precisamos constantemente de um estímulo a mudança, digo isso pelo fato de que ainda não há o hábito da leitura no Brasil. Essa atitude precisa mudar! O uso constante do acervo de uma biblioteca é uma ferramenta poderosa para que os anseios- sociais e pessoais, sejam uma doce realidade. O conhecimento liberta, mas a ignorância escraviza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário