domingo, 25 de abril de 2010

Cliente indignado

É inquestionável que o atendimento ao cliente é um dos grandes diferenciais competitivos de qualquer empresa. Toda empresa precisa ter em seu quadro de funcionários pessoas muito bem preparadas, capaz de recepcionar com cordialidade e prestatividade. Uma empresa só sobrevive no mercado, cada vez mais competitivo, se oferecer qualidade, preço e ótimo atendimento. Se não houver ninguém interessado em comprar os produtos e serviços oferecidos, a falência não tardará a chegar. Ao montar uma empresa, o empresário quer que a mesma se mantenha em atividade, além de conquistar uma fatia maior do mercado explorado por ela. Ninguém monta uma empresa pensando no seu fracasso comercial. Todos querem o sucesso, ou seja, lucros cada vez maiores.
Diante do que foi exposto, quero deixar registrado aqui o meu espanto diante do aconteceu comigo em determinada empresa (Gráfica Canaã) na minha cidade.
Eu queria confeccionar algumas canetas personalizadas. Fui a gráfica canaã para contratar os seus serviços. Ao chegar ao balcão, fui atendido por um homem- acho que o proprietário do estabelecimento. Após escolher o modelo de caneta que seria usado e de combinar o preço fui avisado de que teria que dar uma entrada ( 50% do total). Como não tinha nenhuma quantia comigo fui ao banco sacar o valor, voltei e paguei o que me foi solicitado.
O prazo para a entrega seria de dois dias. Na data prevista fui ao estabelecimento buscar o material. Para minha surpresa, ainda não estava pronto. Voltei dois dias depois. O rapaz que me atendeu me disse para esperar um pouco. O homem que tinha me atendido pediu que eu entrasse numa sala. Disse a ele: Não me diga que as canetas não estão prontas. A resposta que recebi foi à seguinte: "A caneta que você escolheu acabou, não temos mais aquele modelo. Estou esperando para ver se você vai querer fazer nesse outro modelo". Qual era a minha opção? Já tinha pagado metade do valor. O homem me disse que demoraria uns vinte minutos. O problema era que eu tinha um compromisso e não podia me atrasar. O jeito foi sentar num banco e esperar.
No balcão da loja havia uma moça e um rapaz colando alguns impressos, ao lado deles, uma mulher. Fiz um comentário com ela. Disse-lhe que aquela espera estava me atrapalhando muito, pois o serviço deveria ter sido entregue há dois dias. A reação da mulher foi instantânea.
A mulher pediu desculpas, o que é muito nobre da sua parte. Tudo parecia estar ocorrendo na maior tranqüilidade, mas foi só impressão minha. Fui informado de que, no dia anterior tinha faltado luz elétrica no estabelecimento, mas isso não justificava o atraso na entrega das canetas, pois, elas não foram feitas por falta de material e não por causa da falta de energia. Expliquei a mulher de que ao vender um produto ao cliente é preciso que seja verificado se o mesmo tem no estoque a quantia certa. Ela não gostou nenhum um pouco do meu comentário. Faz quase sete anos que estudo administração de empresas, sei que antes de vender qualquer coisa no mostruário é preciso verificar a quantidade disponível no estoque. Ousadamente, a mulher disse algumas palavras pouco amigáveis: "Enquanto o senhor estava dormindo ontem à noite eu estava trabalhando". É incrível que um empresário diga tamanho absurdo a um cliente. Infelizmente, ela continuou dizendo: "Todo mundo erra, só o senhor é perfeito? Quem é você para falar que somos incompetentes?
Não sei como, mas a mulher sabia que eu sou funcionário dos Correios. Os ataques continuaram. A mulher chegou a me dizer que já tinha tido problema comigo na entrega de correspondências. O fato é que eu nunca tinha visto essa mulher na minha vida. Perguntei a ela o endereço da sua residência e afirmei que nunca trabalhei na região do seu comércio. Mesmo afirmando que não a conhecia, a mulher disse que tinha conversado comigo na agência dos Correios. A única coisa que respondi foi que, ela estava enganada, tinha me confundido com algum outro carteiro.
Pedi para que fosse feito uma nota fiscal. Impacientemente, a mulher pediu o meu CPF e a minha identidade. Ao receber as benditas canetas e a nota fiscal fui saindo do local quando ouvi mais um absurdo: "Espero que você não erre nunca senhor perfeito". Que ironia! Achei o comentário tão infeliz que disse para mim mesmo: É brincadeira uma coisa dessas! A mulher não perdeu a chance e disse: É brincadeira mesmo!
O pior é que não estamos falando de um empregado totalmente despreparado para atender as pessoas, mas sim, de uma empresária da cidade. Como essa senhora quer ter sucesso nos negócios se age dessa forma. Eu não preciso dizer ao leitor de que nunca mais contratarei os serviços da Gráfica Canaã. Jamais tratarei dessa forma a nenhuma pessoa. Tudo o que foi combinado, cumpri a risca, mas a recíproca não foi à mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário