domingo, 4 de abril de 2010

Você é uma águia!

Há alguns anos um médico falido e frustrado chegou para seu filho que era muito feio e disse a ele as seguintes palavras:
-Filho, eu vejo em você uma grande águia. Você é um gênio filho. A sua comunicação é fantástica. Você ainda será um homem extraordinário.
O filho ouviu tudo aquilo, mas nem mesmo ele conseguia acreditar naquilo, pois sentia exatamente o oposto daquilo que o pai dizia que era. Pequeno, raquítico, com problemas sérios de dicção, ele acreditava em tudo, menos nele mesmo.

Naquele tempo eram comuns os concursos de oratória. Nestes encontros discursavam as mentes mais brilhantes daquele lugar. O filho do médico subia em algumas caixas dos caixeiros viajantes e discursava para aquela multidão que fazia daquilo motivo de riso e chacota.
No meio de toda aquela multidão, somente o pai acreditava nele. Enquanto o filho discursava o pai dizia:
-Muito bem filho! Você é uma águia! Fantástico filho! Parabéns.
O pai dizia estas palavras não como palavras de efeito, não apenas para agradar o filho. O pai, na verdade, acreditava do fundo de sua alma naquilo que dizia e o filho, por sua vez, podia enxergar isto nos olhos do pai.
A partir das expectativas do pai, o filho começou a acreditar que poderia ser de fato esta águia que o pai dizia. Começou então a estudar Quiseu, Pompeu, Crenofontes, Sócrates, Platão, os Sofistas, Demóstenes, Cícero e sermões do Padre Vieira.
Os anos se passaram. O pai do garoto ( não mais garoto, agora já era um homem), havia falecido. Um certo dia, este homem foi convidado para representar o seu país em uma grande conferência em Haia, na Holanda.
Quando terminou de discursar, aquele que antes era apenas um garoto feio e motivo de chacotas, com problemas de dicção, que não acreditava em si mesmo, viu o sonho do pai realizar-se nele. Pelo belíssimo e extraordinário discurso apresentado em Haia, ele recebeu o título de Águia de Haia. Sim, finalmente ele era uma águia. Este menino, agora feito homem, era Rui Barbosa, uma das mentes mais brilhantes que este país já pode produzir.
Veja que a expectativa do pai de Rui Barbosa, mesmo diante de todas as possibilidades negativas que haviam, interferiu diretamente no comportamento do seu filho.
Devemos acreditar que somos águias. Além de crer no nosso potencial é preciso levar outros a ter o mesmo pensamento. Você é uma águia, tenha a certeza disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário