segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aprendendo com os problemas

Infelizmente, coisas ruins acontecem.Ninguem está imune a elas. A vida pode estar tranqüila, mas de repente tudo muda. Os problemas não avisam o dia e nem a hora em que vão chegar até nós. Algumas pessoas conseguem assimilar melhor as dificuldades do que outras. O fato é que não podemos mudar certos acontecimentos, o que podemos fazer é mudar a nossa reação diante de certas coisas que fogem ao nosso controle. As barreiras nem sempre são ruins, elas podem nos trazer crescimento pessoal se estivermos dispostos a aprender. O aprendizado é algo que deve ser buscado incessantemente. A nossa reação diante dos desafios da vida revela ao mundo se somos pessoas cheias de sabedoria. A ilustração abaixo é rica no seu significado. Espero que a mesma leve o leitor a uma séria reflexão.
Era uma vez na antiga China um velho criador de cavalos. Certo dia, ao retornar para casa após um longo dia de trabalho, descobriu que sua égua mais estimada havia fugido. Sua família e seus vizinhos ajudaram-no a procurá-la, mas, por fim, desistiram.
-Nós sentimos muito que tenha acontecido isso com o Senhor.
Para a surpresa de todos, o velho respondeu- A perda da minha égua de estimação não é necessariamente algo ruim. Somente o tempo dirá.
No dia seguinte, logo pela manhã, o ancião viu no horizonte dois cavalos que vinham em direção à sua casa. Ele reconheceu sua égua de estimação que vinha acompanhada de um garanhão selvagem, de porte majestoso.
Quando vieram felicitá-lo por ter recuperado a égua e, de sobra, ainda ter ganho o garanhão selvagem, ele disse:
- A aquisição desse garanhão não é necessariamente algo bom. Somente o tempo dirá.
Uma semana depois, seu filho resolveu montar o garanhão, mas como o animal ainda não estava domado, derrubou o rapaz, quebrando-lhe a perna. Todos comentaram:
- Isto é terrível. Esse garanhão trouxe azar à família.
O velho retrucou:
- Este acidente não é necessariamente algo ruim. Somente o tempo dirá.
Como aquele reino estava envolvido em uma guerra com o reino vizinho, dois dias depois todos os jovens daquele vilarejo foram convocados para a guerra, exceto aquele rapaz, pois estava com a perna quebrada. Para alivio daquele pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário