terça-feira, 25 de maio de 2010

Por que não sou fã do futebol

Quando ainda era bem jovem eu namorava uma moça que morava na região de Osasco-SP. Certo dia, estava voltando da sua casa quando um ônibus cheio de torcedores do time de futebol do Palmeiras encostou ao lado do meu ônibus. Alguns rapazes começaram a falar mal dos passageiros, começaram a nos ameaçar. De repente, um homem abriu a janela do ônibus, falou alguns palavrões e desferiu um soco na minha cabeça, outros cuspiram nas janelas. Os torcedores estavam ensandecidos. A intenção deles era invadir o ônibus e bater em todo o mundo. Fiquei com muito medo. O motorista do nosso ônibus ameaçou de chamar a polícia. Os vândalos continuaram a nos ofender, mas desistiram da idéia da invasão. Toda essa selvageria aconteceu porque de acordo com eles, havia torcedores do time rival no nosso ônibus. Que absurdo! A partir daquele dia, o futebol perdeu o encanto pra mim. Se torcer por um time de futebol era agir daquela maneira, então eu ficaria bem longe de ser um torcedor.
Noutra ocasião, passei por experiência parecida, só que dessa vez foi dentro de um trem com destinho a estação do Brás. O vagão estava lotado de pessoas, alguns rapazes apareceram e aos gritos ordenaram que todos os homens tirassem as suas camisas para que eles pudessem ter a certeza de que não havia nenhuma camisa escondida do time rival. Fui obrigado a tirar a minha camisa, se assim não o fizesse, apanharia. É incrível como o ser humano se apega a coisas absurdas. Como é possível alguém espancar outra pessoa apenas por causa de uma camisa? Cheguei a presenciar o espancamento de um jovem por várias pessoas. O único motivo por que ele apanhou foi ser torcedor de certo time e não do outro. Jamais quis participar de tamanha selvageria. O esporte é algo maravilhoso para o ser humano, mas fiquei tão chocado que perdi até a vontade de jogar futebol. Prefiro praticar outros tipos de esporte. As pessoas se transformam quando estão em campo jogando uma partida de futebol. Parece que o pior do ser humano é revelado, até pessoas calmas modificam o seu comportamento. Absolutamente, ninguém quer perder, mesmo que o jogo seja apenas uma brincadeira de amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário