sábado, 29 de maio de 2010

Bloqueio de percepção

Bloqueio de percepção pode ser definido como: Obstáculos que nos impedem de perceber claramente o problema ou a informação necessária para resolvê-lo. Inabilidade para ver o problema sob diversos pontos de vista, ou seja, a compreensão de determinado problema é limitado pela visão estreita daquele que o observa. Quando se atenta apenas para um ponto de vista, o problema pode tornar-se maior do que realmente ele é dificultando a sua solução. Além disso, há o fato de que alguns obstáculos podem “embaçar a visão” das pessoas, tais como:
§ Estereótipos: ignorar que um objeto pode ter outras aplicações além de sua função usual. Gutenberg adaptou a prensa de uvas para imprimir livros; Santos Dumont usou a corda de piano para substituir as pesadas e grossas cordas usadas nos balões.
§ Fronteiras imaginárias: projetamos fronteiras no problema ou na solução que não existem na realidade.
§ Sobrecarga de informação: excesso de informações e de detalhes que restringem a solução que pode ser considerada.
A origem desse bloqueio está relacionada com o próprio significado da palavra percepção. O dicionário Aurélio a define como: Ato, efeito ou faculdade de perceber. Ao longo da nossa jornada existencial, vamos moldando a nossa própria visão de mundo e das coisas que nos cercam. Nem sempre conseguimos perceber a realidade como ela é de fato, temos a nossa própria maneira de enxergar. Essa nossa maneira particular de ver as coisas é uma grande barreira, nos limitando a pensar e agir da mesma maneira ao longo dos anos. É como se tivéssemos uma parede a nossa frente, nos impedindo de passar. Os tijolos desta parede são feitos de nossos medos, frustrações, ansiedades e imposições da sociedade, família, colegas e superiores.
Alguns bloqueios são criados por nós mesmos: temores, percepções, preconceitos, experiências, emoções, etc. Outros são criados pelo ambiente: tradição, valores, regras, falta de apoio, conformismo, entre outros. Entender a origem do bloqueio de percepção já é um grande começo na busca por aprimorar a nossa percepção das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário