segunda-feira, 31 de maio de 2010

Imagens em movimento

Li um livro muito interessante de Jorge Schemes intitulado "Intoxicação Digital". No capítulo I( A revolução tecnológica das imagens) o autor argumenta que:
''Depois do impacto das ondas sonoras transmitidas pelo Rádio, os franceses Auguste e Louis Lumiére, os lendários irmãos Lumiére da cidade de Lyon na França, foram os grandes responsáveis pelo surgimento e popularização das imagens cinematográficas. Tudo começou quando seu pai, Antonie Lumiére adquiriu a invenção patenteada por Thomas Edison, conhecida pelo nome de cinetoscópio. O cinetoscópio projetava imagens em movimento em seu interior, porém com alguns solavancos, o que prejudicava a qualidade das imagens, que além do mais, só podiam ser vistas individualmente.
O cinestocópio fascinou Louis Lumiére,que resolveu aperfeiçoar a invenção de Edson. Logo ele esboçou novos dispositivos que seriam mais eficazes na projeção, resultando em imagens muito mais nítidas. Não demorou muito para que um novo protótipo de câmera, o "cinematrógrafo'',pesando apenas cinco quilos, estivesse pronto. Louis foi um homem de visão fantástica, além de seu tempo. Ele costumava dizer que o futuro estava em imagens projetadas na tela para mais de uma pessoa. Todavia, o que deu notoriedade a essa invenção, além da superioridade nas imagens e do tamanho, foi o fato de que a mesma máquina poderia ser usada tanto para filmar como para projetar.
A partir de 1895, quando foi registrada uma patente em nome dos irmãos Lumiére, "o mundo" passou a ser visto em telas com imagens em movimento. No mesmo ano foi apresentado ao público o primeiro filme realizado com o protótipo construído, seu título era: "A saída dos operários da fábrica Lumiére''.

Os Lumiére não imaginavam a verdadeira revolução que essas primeiras imagens causariam na sociedade. Logo se seguiram outros filmes e documentários, incluindo o famoso " O Ragador Regado", que foi na realidade a primeira filmagem dos irmãos Lumiére, os quais se tornaram os primeiros diretores de uma nova forma de arte, o cinema".

Imagens de cavalos, carruagens e locomotivas em movimento começaram a ser apresentadas ao povo. As pessoas estavam maravilhadas, muitas delas assombradas com o que viam. Um exemplo dessa fascinação e assombro ocorreu quando foi projetado o filme: "A chegada do Trem à estação Ciotat''.

Durante a exibição do filme, muitos espectadores "tomados de pânico", saltavam de suas poltronas "com medo de serem esmagados pela locomotiva". O mundo nunca mais foi o mesmo desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário