terça-feira, 11 de maio de 2010

Como ser criativo

A criatividade não é um dom especial que só algumas pessoas possuem.Você pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas.A inspiração, o "click", é o resultado final de muita leitura, observação e análise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande idéia. Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido.
Quero deixar algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver a sua criatividade.
1. Todo dia escreva pelo menos uma idéia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.
2. Escreva seus objetivos específicos de vida. Agora, carregue esta relação no bolso - sempre.
3. Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.
4. Armazene idéias. Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas etc.
5. Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.
6. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
7. Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.
8. Descubra novas fontes de idéias. Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.
9. Compreenda primeiro. Depois julgue.
10. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.
11. Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.
12. Pense todos os dias. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.
13. Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário