sexta-feira, 16 de julho de 2010

Análise econômica

Parece muito óbvio a afirmação: O Estado presta um serviço deficiente. O sistema capitalista trouxe desafios gigantescos para o Estado, os problemas ficaram nítidos, mesmo para os leigos em economia. A revolução tecnológica alterou de forma drástica e permanente a vida dos trabalhadores. Há algumas décadas, as pessoas permaneciam no mesmo emprego até a sua aposentadoria, hoje o quadro é bem diferente. Os empregos estáveis estão se tornando cada vez mais raros. A informalidade está presente em todos os cantos dos país.
Na trilha do desenvolvimento econômico, alguns países enriqueceram, mas a maioria ainda sofre com sérios problemas sociais. Para amenizar essas dificuldades, o governo disponibiliza muitos serviços de assistência social visando prestar auxilio as camadas mais pobres da sociedade. Talvez o seu objetivo inicial seja gerar um aumento na demanda, pois com mais recursos financeiros nas mãos da população carente, o consumo aumentaria, com isso, o número de postos de trabalho seria aumentado.
Isso não aconteceu na sua totalidade,pois os níveis de desemprego ainda são muito altos. As empresas foram forçadas a se tornar mais competitivas, inclusive buscando expandir os seus negócios no comércio internacional. Cortar custos e aumentar a produtividade se tornou indispensável. Isso se tornou real a partir do ano de 1990 quando houve a abertura econômica no Brasil. O país foi "bombardeado" com produtos importados provindos dos mais diversos países. As empresas nacionais se viram ameaçadas economicamente, o que ocasionou altos investimentos em tecnologia, mas não houve um aumento no nível de emprego na mesma proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário